Técnico de PG ganha medalhas com a seleção brasileira de atletismo

Rodrigo Rosa participou do Sul-Americano de Marcha Atlética 
O técnico da equipe de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL e Gutto Tunning Team) Rodrigo Augusto da Silva Rosa, 37 anos, participou da comissão técnica da seleção brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética. O time verde e amarelo faturou duas medalhas (um ouro e um bronze), nas provas de 20 e 50 quilômetros, categorias feminina e masculina, adulta, sub-20 e sub-18. O evento realizado no último sábado (10) ocorreu na cidade de Sucuá, no Equador.

“Foi uma experiência única e muito importante para a minha carreira. Um sonho realizado”, afirmou Rodrigo. “Preparei-me muito com eficácia, paciência e dedicação para alcançar a seleção brasileira e vou manter meu empenho para continuar representando o país. Tivemos uma boa participação no Sul-Americano, mas, infelizmente, na prova de 10 km, na sub-18, o jovem praia-grandense Kauan Domingues não completou a prova”.

Foi a primeira vez que Rodrigo integrou a seleção nacional como treinador (já o fizera quando atleta). Três treinadores orientaram 16 atletas brasileiros. “Fui convocado por ter qualificado alguns, em diversas faixas etárias e provas, para o time nacional nos últimos anos. Destaque para o Kauan Domingues que é machador e estará no Equador. Ele é de Praia Grande e neste ano, sagrou-se campeão da Copa do Brasil com o melhor tempo da história. Na categoria sub-18, ele completou os 10 quilômetros em 48min26seg, sem tomar nenhuma punição”.

Dados – Natural de São Paulo, Rodrigo começou no atletismo aos 11 anos, em Embu das Artes. Sagrou-se campeão paulista, brasileiro e obteve títulos internacionais em disputas de meio-fundo (800 e 1.500 metros rasos) e no cross country (corrida em terreno rústico).

Chegou a disputar o Mundial Juvenil de cross. Aos 21 anos, encerrou a carreira após uma pubalgia. No ano seguinte, iniciou os estudos em educação física na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Aos 26 anos, iniciou na função de treinador. Passou pelas equipes de Embu das Artes, Santana do Parnaíba e Centro de Excelência/Federação Paulista de Atletismo. É pós-graduado em fisiologia do exercício na Universidade de São Paulo (USP) e certificado em cursos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Praia Grande – Morador do Bairro Sítio do Campo e natural de Praia Grande, o marchador Kauan da Silva Domingues, 17 anos (equipe Memorial-Santos), integrou a seleção brasileira na categoria sub-18, prova de 10 km, durante o Campeonato Sul-Americano. Infelizmente, ele não terminou a prova. Campeão da Copa do Brasil em 2018, Kauan iniciou no esporte em 2013, na pista da Cidade exatamente com o técnico Rodrigo. Estudo na Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos e foi medalhista em eventos regionais, paulistas e brasileiros, em variadas faixas etárias.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.