Cidade realiza formatura da Primeira turma de Residência Médica de Família e Comunidade

Praia Grande é referência em toda a Baixada Santista 
Praia Grande formou sua 1ª turma do programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. O curso de pós-graduação teve a duração de dois anos e forma cinco médicos especialistas em Saúde da Família e Comunidade.

Durante a cerimônia, o prefeito de Praia Grande anunciou mais investimentos na área. “Praia Grande é referência em Saúde da Família e Comunidade, sendo a única da Baixada Santista com 100% de cobertura da população. E hoje, anunciamos mais um investimento: o concurso público para Médico de Saúde da Família, o edital já está aberto com seis vagas disponíveis”, disse.

O secretário de Saúde Cleber Suckow Nogueira explica que a tendência é que programa cresça cada vez mais. “Hoje temos 27 Unidades de Saúde da Família e a Administração Municipal, investe cada vez na Atenção Básica, o que significa mais prevenção e mais saúde para a população”.

Ele explica ainda que o município continua acreditando na especialização dos médicos na área de Família e Comunidade. “Já temos novas turmas de Residência Médica e também da Residência Multiprofissional que abrange odontologia, fisioterapia, psicologia e enfermagem. Ao todo 40 novos alunos já iniciaram o curso agora em março”, comentou o secretário.

Os dois programas são referência para a Baixada Santista e não contam com apoio de nenhuma instituição educacional, eles foram implantados no município devido à competência técnica da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande.

O evento contou também com a participação do presidente da Sociedade Paulista de Medicina da Família e Comunidade, Renato Walch, que considera Praia Grande um exemplo a ser seguido em todo o país. “Tenho que parabenizar a Cidade por ter toda essa estrutura e por investir cada vez mais em Saúde da Família, inclusive na formação de novos profissionais”, afirmou.

Para a formanda Luana Hamano, o orgulho de fazer parte da primeira turma de Residência Médica é grande. “Agradeço todos os professores e preceptores do curso. Eles fizeram com que eu me tornasse uma pessoa e profissional muito melhor do que quando entrei. Fico feliz por fazer parte desse grupo”.

Atenção Básica – Praia Grande tem investido maciçamente na Atenção Básica com o foco na prevenção de doenças. Entre os dados, destaque para inauguração de novas Usafas, revitalização e ampliação das já existentes, aumento no número de equipes de Saúde da Família, criação de nove Academias de Saúde, modernização de equipamentos, desenvolvimento de capacitações para os profissionais do setor e informatização dos sistemas de agendamentos de consultas e exames e dispensação de medicamentos.

Ainda de acordo com o secretário da Sesap, ao longo dos últimos anos a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou os munícipes e também turistas que são atendidos, além dos profissionais do setor. “Ainda temos muito que avançar e seguiremos trabalhando para aumentar a qualidade dos serviços prestados”, disse Nogueira.

Saúde da Família – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 27 unidades de Saúde da Família e 9 Academias da Saúde. Somente nos últimos dois anos, a Cidade ganhou sete novas Usafas.

As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e ótima estrutura. A Cidade tem mais de 70 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.