Palestra aborda saúde preventiva para alunos da EJA

Iniciativa foi realizada ao longo desta semana em 4 escolas 
“Medicina Preventiva e Qualidade de Vida” foi o tema de uma palestra ministrada pelo Grupo Saúde e Prevenção para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A explanação foi realizada ao longo desta semana nas quatro escolas que atendem EJA, atingindo mais de mil alunos.

Explorando bastante os recursos visuais por meio de slides, a palestra trouxe informações sobre como se prevenir contra vários tipos de doenças, entre elas as sexualmente transmitidas (DST). “As pessoas, em geral, são mal informadas sobre saúde. A internet, que é o meio no qual muitos buscam informações sobre o tema, nem sempre é uma fonte confiável para isso e os livros sobre o assunto são considerados caros pelas pessoas”, comentou o palestrante e biólogo Eduardo Iemini Gonçalves.

“No entanto, o problema da saúde não é a falta de dinheiro. Muitos alegam que não tem dinheiro pra se cuidar, mas gastam muito com bebida, cigarro e besteiras. Uma pessoa que consome um maço de cigarros por dia, por exemplo, gasta 3.000 reais num ano, fora a bebida. O que falta é a atitude de dar prioridade à saúde”.

Ele também enfatizou a importância dos exames preventivos. “O câncer de cólo de útero é um dos que mais matam no mundo. Um simples exame que deve ser realizado anualmente pode ajudar a prevení-lo, mas muitas mulheres não dão prioridade pra isso. As pessoas não têm ideia de quantos problemas podem evitar fazendo alguns exames preventivos básicos uma vez ao ano”.

O assistente técnico pedagógico (ATP) da EJA, José Amaro de Mendonça, comentou que a palestra foi muito enriquecedora. “Os alunos mostraram interesse e perceberam que muitos problemas de saúde podem ser evitados com a informação correta. Estatísticas e dados interessantes, que muitos não sabiam, foram compartilhados de uma forma impactante”.

A aluna Maria Luiza Rebelo, de 18 anos, disse que a palestra foi bastante proveitosa. “Nos trouxe informações úteis, novas e bem interessantes na área da saúde. Muitas coisas eu não sabia e agora tive a oportunidade de aprender”.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.