fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Praia Grande encaminha mais de 1.000 litros de óleo de cozinha para reciclagem em 2017

Praia Grande encaminha mais de 1.000 litros de óleo de cozinha para reciclagem em 2017

Recolha é feita pela Coleta Seletiva e nos 12 Ecopontos da Cidade
12/1/2018
 

Uma importante ação realizada pela Prefeitura de Praia Grande em prol do meio ambiente é a coleta de óleo de cozinha. E em 2017, os 12 Ecopontos da Cidade recolheram 1.150 litros do material. Já em 2016 (a partir de junho – quando a ação passou a ser realizada) foram 591 litros. O descarte é realizado através da coleta seletiva ou entregue pela população, que encaminha aos locais o líquido acondicionado em garrafas pet, que devem ser colocadas em displays específicos instalados nestes locais. Além dos Ecopontos, no final de novembro de 2017 unidades escolares municipais também passaram a contar com locais adequados para o serviço.

O material coletado é disponibilizado para a Ong Trevo e para a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) e pode ser utilizado na produção de biodiesel. A ação é uma iniciativa da Administração Municipal através das secretarias de Serviços Urbanos (Sesurb) e de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a empresa Cargill, por meio do programa “Ação Renove o Meio Ambiente” e tem apoio da Sabesp e Ecovias.
No momento do descarte, o produto não deve ser retirado da embalagem, e sim colocado nos displays ainda dentro da garrafa. Os caminhões da coleta seletiva também recebem os itens, devidamente armazenados.

Os Ecopontos contam também com caçambas específicas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Cinco unidades também abrem aos sábados no mesmo horário (Bairros Boqueirão, Aviação, Ocian, Real e Solemar).

O diretor do Departamento de Manutenção Ambiental, Marcelus Conde, afirmou que com o tempo a tendência é que a quantidade de óleo recolhida aumente ainda mais. “Estamos divulgando o serviço e percebemos que cada vez mais tem gente colaborando. Queremos que os munícipes tenham um sentimento de pertencimento com os Ecopontos, já que estes locais são deles para que utilizem e conservem”.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: