fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Praia Grande regulamenta o uso de carrocelas

Praia Grande regulamenta o uso de carrocelas

Veículos só podem transitar pela ciclovia da orla da praia
28/12/2017
 

A extensa malha cicloviária de Praia Grande atrai diariamente centenas de moradores e turistas que a utilizam no seu dia a dia. Além de alternativa de trajeto para os afazeres diários é uma boa opção de lazer. Por isso, é muito comum ver ao longo da ciclovia da orla pessoas utilizando triciclos e veículos similares superiores a três aros, as chamadas carrocelas. E para organizar esta demanda, garantindo mais segurança a ciclistas, a Administração Municipal regulamentou o uso do veículo através da lei nº 1869, publicada em dezembro deste ano.

A normativa dispõe não somente sobre o uso, mas também o aluguel destes modelos de veículos. Praia Grande conta atualmente com 14 empresas aptas a realizar este tipo de atividade.

Os triciclos e veículos similares superiores a três aros disponibilizados para locação devem ser identificados por placas ou adesivos contendo o nome fantasia da empresa proprietária, a razão social, número de inscrição e o número do telefone da empresa, em local de fácil visualização. Deve também estar em bom estado de conservação comprovado por meio de laudo técnico expedido anualmente por engenheiro mecânico, além dos componentes e conjuntos de freios atenderem às normas e especificações técnicas do INMETRO.

Dentre as características físicas, ele precisa ter campainha, sinalização noturna dianteira e traseira, espelho retrovisor do lado esquerdo e direito; os veículos não podem exceder a 1,05 m de largura de cada faixa existente na ciclovia, bem como deverão possuir comprimento máximo de 4 m, incluindo nesse limite o conjunto de veículos engatados.

Os veículos locados somente poderão transitar pela ciclovia da orla da praia (Avenida Presidente Castelo Branco) e não podem ficar estacionados em vias públicas ou sobre calçadas, devendo ficar expostos na área específica destinada ao comércio.

O secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, destacou que o condutor do veículo deve obedecer regras viárias. “É proibido, dentre outras coisas, desobedecer ao sinal fechado ou parada obrigatória, não pode transitar pela contramão de direção em vias de mão dupla, exceto quando for fazer ultrapassagem segura ou desviar de obstáculos”.

A lei, com todas as normas estabelecidas para a utilização do veículo, pode ser acessada no site www.praiagrande.sp.gov.br, clicando no menu “A Cidade” e na sequência na opção “Legislação”. Ou através do link direto: 

http://www.praiagrande.sp.gov.br/Administracao/leisdecretos_view.asp?codLeis=5506&Acao=busca.

O não cumprimento da lei será considerado como infração, sujeitando a pessoa jurídica proprietária da carrocela a apreensão do veículo e multa.

ADM5

1 comment so far

Mauro GiulianiPublicado em12:09 pm - dez 29, 2017

Excente, assim as carrocelas não ficam trafegando no calçadão, e deve haver da parte da fiscalização da prefeitura o cumprimento dessa obrigatoriedade. Parabéns pela regulamentação da lei.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: