Basquete de PG tem ano com resultado inédito

Time sub-19 destacou-se na disputa dos Joguinhos
21/12/2017
 

Em 2017, a equipe masculina de basquete de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL, Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS e Associação Realizar) obteve um resultado inédito. O feito ocorreu na disputa da fase final dos Jogos Estaduais Abertos da Juventude, os Joguinhos, no qual a turma sub-19 local terminou em quinto lugar. 

Na segunda fase de grupos, os meninos da Cidade ganharam de Junqueiropólis por 75 a 40, perderam para Rio Claro por 79 a 45 e Franca, por 113 a 14. Na primeira fase, ganharam de São José do Rio Preto por 79 a 57 e Araçatuba, por 53 a 27; e foram derrotados por São José dos Campos por 91 a 57. Na etapa Regional (envolve os times campeões da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira), venceram Juquiá por 110 a 24 e Itanhaém por 88 a 75. Na sub-regional (reúne somente equipes da Região Metropolitana da Baixada Santista), superaram São Vicente por 95 a 59, Cubatão por 70 a 43 e Guarujá por 20 a 0 (win out/w.o. – ausência do adversário). 

No torneio da primeira divisão dos 61º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, a seleção adulta de Praia Grande terminou em quarto lugar ao ganhar de Itanhaém e Santo André, perder para Diadema e Santo André. No Campeonato Paulista de Basquete, na série bronze (segunda fase), o time municipal sub-17 ficou em quarto lugar e o sub-19 parou na primeira fase.

Qualificado à fase final da 7ª Copa do Estado, o time masculino sub-16 de Praia Grande desistiu de participar. Tal fato ocorreu porque o time da Cidade participava do quadrangular final do Paulistão, na mesma época em que estava iniciando a Copa. Na etapa regional (envolveu os campeões da sub-regional e Litoral Sul), a seleção de basquete de Praia Grande venceu a de Itanhaém, por 57 a 27. Na sub-regional (reuniu times da Região Metropolitana da Baixada Santista), apenas o time da Cidade se inscreveu.

Retrospecto – Em 2016, a equipe sub-14 de Praia Grande sagrou-se vice-campeã no Torneio Quadrangular promovido pela Liga de Basketball da Baixada Santista.No torneio da primeira divisão dos Jogos Regionais, o time masculino adulto da Cidade terminou em sétimo lugar. Nos Jogos da Juventude, os meninos do sub-19 não passaram da etapa sub-regional. Na Copa do Estado sub-16, o grupo municipal foi eliminado na primeira fase após vencer Cubatão, por 38 a 23, e perder para Guarujá, por 48 a 24.

Em 2015, os meninos da sub-19 conquistaram invictos o título do Campeonato Novo Basquete Paulista. A turma adulta foi vice-campeã e a sub-17 conquistou o bronze. Nos Jogos Regionais, terminou em sexto lugar e nos Jogos Abertos, em sétimo. Nos Joguinhos, venceu a etapa regional e sub-regional. Na final estadual, foi eliminada ainda na fase de grupos, após vencer, por 60 a 28, o time de Rincão; mas perder para Franca por 111 a 60; e São José do Rio Preto por 79 a 57. Em 2014, a equipe masculina sub-19 de Praia Grande terminou em sétimo lugar nos Joguinhos, o melhor resultado da história local. E, venceu o Novo Basquete Paulista. Ainda neste evento, a sub-17 encerrou na segunda colocação. O selecionado adulto acabou em sétimo lugar. Disputando a primeira divisão dos Jogos Regionais, os rapazes adultos de Praia Grande terminaram em sexto lugar. 

Em 2013, as turmas sub-19 e adulta conquistaram os vice-campeonatos da Copa Estadual São Paulo, série ouro. No 2º Festival Nossa Comunidade de Basquete evento regido pela Central Única das Favelas (CUFA) e Fábrica Escola de Basquete de Rua e Eventos (FEBRE), os meninos da sub-16 asseguraram o bronze. No torneio da primeira divisão dos Jogos Regionais, o grupo municipal adulto terminou em sétimo lugar. Em 2012, nos Jogos Regionais, a seleção local masculina sub-21 de basquete terminou na sexta posição. O mesmo grupo garantiu o vice-campeonato da Copa Estadual São Paulo. As equipes feminina e masculina sub-15 conquistaram duas pratas no Troféu Jornalista Eduardo Silva no 1º Festival Nossa Comunidade – Bate mais forte em nossos corações, competição organizada pela Central Única das Favelas (CUFA). 

Em 2011, o sub-21 sagrou-se vice-campeão da Copa São Paulo. Nos Regionais, obteve a quarta colocação. Nos Abertos, terminou em sétimo lugar. A equipe feminina sub-21 ficou em quarto lugar nos Regionais. A turma feminina sub-18 acabou na quinta colocação do Campeonato Estadual. Em 2010, a equipe masculina adulta sagrou-se campeã da 3ª Copa Corpo em Ação; conquistou o bronze nos Jogos Abertos e na Copa Estadual São Paulo. Ficou em quinto lugar nos Regionais.

Em 2009, o grupo masculino sub-21 foi sétimo colocado nos Jogos Abertos, vice-campeão dos Regionais e da 2ª Copa Corpo Em Ação. A turma masculina infantil (até 14 anos) foi bronze na Copa São Paulo. A cadete (até 17) terminou em quarto lugar. A equipe feminina mirim (14 e 15) foi eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista. Em 2008, a turma masculina sub-21 ficou em quarto lugar nos Jogos Abertos e nos Regionais. A equipe masculina cadete foi eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista. 

Seu comentário é importante!