Veterinárias de Praia Grande apresentam trabalhos em Congresso Internacional

Profissionais integram a Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal
13/6/2017
 

Quatro profissionais que integram a equipe da Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal, setor da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, apresentaram trabalhos no 8º Congresso Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo. O evento ocorreu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

As veterinárias Maíra Freitas Marques Rocha, Juliana Batista Andrade Silva e Tamara Shigaeff, além da estagiária Victoria Mahana Gomes Lopes, apresentaram material baseado em ações e projetos realizados na Cidade. “A participação nesse tipo de evento é muito importante porque conseguimos trocar informações e experiências. Em determinadas situações, constatamos algumas alternativas que são colocadas em prática em outros municípios e que podemos adaptar para nossa realidade”, comentou Maíra.

Dos trabalhos divulgados pelas profissionais praia-grandenses no Congresso, dois abordaram as castrações gratuitas de cães e gatos realizados pela Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa) em Praia Grande. Uma apresentação destacou questões voltadas ao georeferenciamento, total de bairros atendidos e número de procedimentos efetuados. A outra comparou os períodos sem a Umasa e com o equipamento em funcionamento, observando o aumento do público atendido. 

O relato de caso atendido pela Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal de uma munícipe acumuladora de animais foi outro tema levado para o evento pelas profissionais. A atuação de forma integrada entre o setor e a unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro e a equipe de assistência social norteou a apresentação.

A análise descritiva das demandas da Ouvidoria atendidas pela Divisão, tipos de solicitações e qual o entendimento da população do setor foi o quarto tema abordado. “O que é ou não atribuição do setor, avaliação das demandas e serviços prestados fizeram parte do material. Muitos participantes nos procuraram para tirar dúvidas e saber mais sobre as ações efetuadas em Praia Grande”, disse Maíra.

Com base em informações divulgadas por profissionais de Porto Alegre, a veterinária de Praia Grande, Juliana Batista, analisou de forma positiva a madura a relação entre a Administração Municipal e o Ministério Público. “Aqui na Cidade, pareceres técnicos do setor são solicitados e levados em conta no momento de definir uma medida. Isso não ocorre em outras regiões”.

Juliana pontuou ainda outro tema que chamou a atenção das veterinárias do Município. “Em alguns estados, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) já conta com veterinário na equipe. Aqui ainda não tem, mas inserir será interessante. O Congresso teve como tema Saúde Única. Atualmente, você não consegue cuidar da saúde das pessoas sem cuidar do meio ambiente e dos animais”. 

Deixe uma resposta