Reunião marca lançamento de concurso cultural

Evento reuniu agentes de trânsito e representantes de escolas de ensino fundamental II
12/6/2017
 

Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de Praia Grande já podem inscrever seus vídeos inéditos, com duração de 60 a 90 segundos, para o concurso cultural “Segurança a Caminho da Escola”, da Secretaria de Trânsito (Setran) em parceria da Secretaria de Educação (Seduc). A intenção é que os trabalhos destaquem a importância ao respeito às normas viárias. Cada escola concorrerá com um vídeo e os vencedores serão premiados em solenidade dentro da Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente de 18 a 25 de setembro.

O lançamento oficial da ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), em reunião entre agentes da Seção de Educação e Segurança do Trânsito e cerca de 20 representantes de escolas de ensino fundamental II, quando foram apresentadas informações gerais sobre a seleção e o regulamento completo. Podem participar escolas públicas e particulares.

Os trabalhos, que podem ser feitos por celular ou aparelhos específicos de filmagem, devem ter extensão MP4, com resolução mínima de 480p e som estéreo. Como será permitida a entrega de apenas um vídeo por unidade de ensino, a escolha dos trabalhos concorrentes por cada unidade será feita pelas próprias escolas. A divulgação dos estudantes vencedores deve acontecer em setembro, quando serão entregues troféus de 1º e 3º lugares.

Com o lançamento oficial, desenhos animados feito especialmente para o concurso passarão a ser transmitidos para as escolas de ensino fundamental da cidade, através das lousas digitais, explicando detalhes sobre a ação. Além disso, estão sendo entregues nas unidades escolares panfletos sobre regras virárias, que poderão ser utilizados como material de apoio dos alunos e dos professores na sala de aula.

O regulamento completo com detalhes sobre a produção, entrega, premiação e prazos em geral já estão disponíveis no site da Prefeitura e da Seduc.

De acordo com a chefe da Seção de Educação e Segurança do Trânsito, Elaine Fornazieri, as ações visam não somente prevenir atropelamentos de crianças e reduzir acidentes viários em geral. “Queremos também melhorar o entendimento do ambiente de trânsito como espaço público de convívio social, de cooperação e solidariedade, com vistas à valorização da vida. Além disso, o concurso visa estimular nos adultos a reflexão da sua influência de seus comportamentos inadequados no trânsito para a formação da conduta das crianças, evitando que se coloquem em situações de risco”.

A diretora da Divisão do Ensino Fundamental e Médio, Fernanda Hannickel Portela, destacou que o meio utilizado para a participação dos estudantes vão ao encontro da realidade dos alunos. “É uma geração que já tem muito contato com vídeos e internet. E nestas ações de trânsito é essencial essa parceria com a Educação, que já virou tradicional em Praia Grande, pois a prevenção de acidentes acontece nas escolas também”.

Informações sobre o concurso cultural, acesse o regulamento completo no link: http://www.praiagrande.sp.gov.br/administracao/Projeto_descricao.asp?cdSecretaria=94&cdProjeto=106.

Deixe uma resposta