Praia Grande sedia 8º Congresso Nacional da Força Sindical

Evento reúne cerca de 3 mil pessoas de todo o País e ocorre até o dia 14
12/6/2017
 

Praia Grande sedia o 8º Congresso Nacional da Força Sindical até a quarta-feira (14). Cerca de 3 mil dirigentes sindicais de todo o País estão participando das atividades, realizadas no Ginásio Falcão, no Bairro Mirim. A abertura dos trabalhos ocorreu nesta segunda-feira (12) e contou com a participação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Durante o Congresso será eleita a nova direção da Central. As discussões giram em torno de temas como o desenvolvimento do País, a industrialização e, nesse contexto, a luta sindical. A estrutura política e organizacional da Força Sindical também fará parte dos trabalhos.

Um dos destaques dessa oitava edição é a troca de experiências e informações com sindicalistas de outras partes do mundo. Representantes de centrais sindicais da China, México e África do Sul também farão parte dos grupos de trabalho do evento.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, participou da solenidade de abertura do Congresso. Em seu discurso, o administrador municipal salientou a importância de se rever o atual Pacto Federativo onde os municípios passem a receber um maior valor na partilha da receita dos tributos arrecadados entre os entes da Federação. “O País está vivendo um momento difícil, mas precisamos enfrentar essa situação. Um erro de anos é a falta de ajuste e de um novo pacto federativo. Atualmente, o município fica com 16% da receita, o Estado com 28% e a Governo Federal com 54%. Um novo pacto federativo trará condições das cidades serem fortes economicamente e de remunerar melhor os servidores. Os principais serviços, saúde, educação, limpeza urbana são de responsabilidade municipal. Fica aqui uma reflexão e que nesse encontro se possa discutir esse tema”.

Mourão também fez questão de elogiar a parceria que a Prefeitura de Praia Grande tem com as colônias de férias de diversos Sindicatos que estão sediadas no Bairro Mirim. O apoio tem papel fundamental na realização da Operação Verão, que reforça o esquema de segurança na Cidade com a chegada de mais homens durante a temporada. “Por conta dessa parceria, temos a possibilidade de oferecer acomodações confortáveis para os policiais militares. Na temporada, Praia Grande recebe mais de 1 milhão de turistas, aumentando sua população flutuante”.

Deixe uma resposta