Corpus Christi é celebrado com montagem de tapete e procissão

Festa religiosa promove união entre comunidade e igrejas católicas da Cidade
12/6/2017
 

A união entre a comunidade e as igrejas católicas, em uma festa de amor e paz. Esses são os principais objetivos do tradicional tapete de Corpus Christi, montado todo ano em Praia Grande para celebrar o mistério da Eucaristia, que é o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. 

Desta vez, três paróquias da Cidade concentrarão a montagem dos tapetes: Santo Antônio (Boqueirão), Nossa Senhora das Graças (Ocian) e Nossa Senhora Aparecida (Samambaia). O início da montagem acontece na quarta-feira (14), às 8 horas da manhã no Boqueirão e Ocian, e quinta-feira (15), às 5 horas da manhã, no Bairro Samambaia. As missas que antecedem as procissões serão celebradas na quinta-feira (15), às 16 horas. 

A comunidade da Paróquia Santo Antônio está preparando 50 quadros que vão compor o tapete, com cerca de 500 metros no total. Já na Paróquia Nossa Senhora das Graças, 130 quadros montam o tapete, que chegará a um quilômetro de extensão. E na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a procissão terá 40 quadros no tapete, com cerca de 400 metros de extensão.

Os quadros, montados no chão, são feitos com serragem colorida e objetos recicláveis como tampas de garrafa PET, entre outros, recriando cenas da vida de Jesus Cristo de forma artística. 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o tapete de Corpus Christi tem um significado especial para moradores, turistas e membros da comunidade católica da Cidade. “A Sectur sempre realiza essa parceria, auxiliando as paróquias na estrutura para a montagem e as procissões. Essa data tem um valor histórico muito importante para os católicos, é uma festa religiosa de suma importância, e ficamos orgulhosos em participar”.

Confira os endereços da montagem do tapete e das procissões:
Paróquia Santo Antônio (Boqueirão): Avenida Castelo Branco (em frente à igreja);
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Ocian): Rua Olavo Bilac até a Av. Vicente de Carvalho, seguindo para a Rua D. Pedro II (em frente à igreja);
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Samambaia): Rua Estados Unidos (em frente à igreja).

Deixe uma resposta