Ação Cidadania: mutirão de serviços beneficia moradores do Bairro Glória

Projeto foi realizado na EM Elza Oliveira de Carvalho e atendeu cerca de 5 mil pessoas
10/6/2017
 

Moradores do Bairro Glória e arredores, em Praia Grande, contaram com uma série de serviços gratuitos dentro do Ação e Cidadania, neste sábado (10). O projeto, organizado pela Subsecretaria de Ações de Cidadania com apoio dos demais setores da Administração Municipal, foi realizado na EM Elza Oliveira de Carvalho. Segundo os organizadores, cerca de 5 mil pessoas participaram do evento. Esta é a segunda edição do Ação e Cidadania de 2017, que no mês de março foi realizado no Bairro Melvi.

Dentre os serviços gratuitos oferecidos estavam corte de cabelo, solicitação de 1ª via do RG, Carteira de Trabalho, 1ª e 2 ª vias de Certidão de Casamento, Nascimento e Óbito, serviços da Junta de Serviço Militar e confecção de carteira de trabalho. Informações sobre o Bolsa-Família e orientações do AA (Alcoólicos Anônimos) também beneficiaram os participantes.

A Secretaria de Saúde ofereceu, junto a parceiros, orientações odontológicas, testes de acuidade visual, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Já a Secretaria de Trânsito disponibilizou serviços de cadastro do Projeto Ciclista Cidadão (adesivo de identificação numerado para utilização nas bicicletas), cartão de estacionamento para idoso e pessoas com deficiência, além de consulta de multas.

Dúvidas sobre o Programa Banco do Povo foram tiradas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), além de realizarem atendimento do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

As crianças também puderam aproveitar o evento, que contou com diversas atrações para os pequenos. Além de playground, com opções de brinquedos para a garotada, a Secretaria de Educação disponibilizou ainda à comunidade uma variedade de livros, revistas e jornais, para que todos pudessem ‘viajar’ pelo mundo da leitura, dentro do projeto Acon…Tecendo na Praça e Canto da Leitura. Além disso, foram realizadas sessões de contações de histórias e para os jovens oferecidas informações sobre os Escoteiros e o Programa Estadual Navega São Paulo.

Trazer serviços públicos para perto da população é um dos principais objetivos do Ação e Cidadania de acordo com o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. “É um evento muito importante também na questão de mobilidade, pois as pessoas não precisam ir muito longe de suas casas para realizar serviços importantes”.

Mourão destacou também o trabalho realizado pelos profissionais presentes nesta edição. “São pessoas capacitadas a oferecer o melhor atendimento possível, seja de serviços seja de orientações, a toda a população do Glória e demais bairros arredores”.

A dona de casa Irrailde Francisco de Jesus, de 64 anos, aproveitou o evento para se cadastrar no projeto Ciclista Cidadão. “Como meus netos estudam nesta escola, eles me avisaram sobre o evento durante a semana. Adorei o projeto voltado aos ciclistas e ainda pretendo pedir algumas orientações para as assistentes sociais sobre algumas questões pessoas. E tudo perto de casa. Gostei muito”.

Um dos serviços mais procurados durante o evento foi a retirada de documentos, como RG e carteira de trabalho. Foi o que fez a manicure Shirlei Cristina Santana, de 32 anos, que trouxe sua filha Lurdes, de 6 anos, para tirar seus primeiros documentos. “Quando fui no posto de saúde me contaram sobre o evento e eu não perdi tempo, pois além de tirar o RG da minha filha ainda quero aproveitar os demais serviços oferecidos”.

Os testes de saúde também atraíram um grande público durante esta edição. A auxiliar de limpeza Lucia Aparecida Pereira dos Santos, de 51 anos, fez o teste de glicemia e aferiu a pressão. “Estou ótima de saúde, ainda bem, mas é sempre importante conferir. Apesar de eu morar no Bairro Mirim, não quis perder a oportunidade”.

A dona de casa Geovana Juliana Araújo de Oliveira, de 20 anos, também trouxe sua bebê para aproveitar os serviços oferecidos. “Fiquei sabendo do evento e logo me programei para vir. Adorei o atendimento, todos bem informados e atenciosos. Aproveitei para tirar os documentos da minha filha de 7 meses e conferir tudo o que está sendo oferecido. A Prefeitura está de parabéns! É uma excelente ação essa de aproximar os serviços da população”

O evento foi realizado na EM Elza Oliveira de Carvalho, na Rua Reinaldo dos Santos, 1039 (antiga Rua C), Bairro Glória. A próxima edição deve acontecer ainda em 2017, em bairro ainda a ser definido

Deixe uma resposta