Dia da Artilharia é comemorado com solenidade na Fortaleza de Itaipu

Evento contou com a presença de autoridades militares e civis
9/6/2017
 

O Dia da Artilharia foi comemorado na manhã desta sexta-feira (9), nas instalações do 2º Grupo de Artilharia Antiaéreo (GAAAE), na Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. A solenidade militar, que teve apresentação de tropa a pé, desfile de viaturas e armamentos de artilharia, além de homenagens, foi conduzida pelo comandante do 2º GAAAE, tenente-coronel Luiz Claudio de Souza Cunha. 

Entre as autoridades estava presente o principal representante militar da região, o comandante militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos. Em seu discurso, ele explicou que a data é comemorada em 10 de junho como homenagem à data de nascimento do patrono da artilharia, o Marechal Emílio Luís Mallet, conhecido como Barão de Itapevi. Ele nasceu em 1801, na cidade de Dunquerque, na França, e chegou ainda jovem ao Brasil. Pouco depois, recebeu o convite de D. Pedro I para ingressar nas fileiras do Exército Nacional, sagrando-se herói invicto em inúmeras campanhas, como a Guerra da Cisplatina e a Revolução Farroupilha

Na ocasião houve ainda a entrega de diplomas aos “Eternos Artilheiros da Baixada Santista”, concedido a militares da reserva que dedicaram mais de 30 anos ao serviço da Arma, além de desfile de viaturas e de armamentos.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, compareceu à solenidade, assim como outras autoridades civis. A parceria com a Administração Pública foi destacada pelo comandante do 2º GAAAE, como por exemplo, na troca de informações com a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e Junta Militar de Praia Grande, além do uso do estande de tiro do Exército para o treinamento dos Guardas Civis Municipais até 2015, quando o estande da corporação municipal foi inaugurado.

Deixe uma resposta