PG recebe eventos dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo

Cidade sedia atletismo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez
6/6/2017
 

Nos próximos dias, a Cidade de Praia Grande recebe torneios de atletismo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) com apoio das Secretarias Estaduais de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Confira a programação:

sexta-feira (9)
Torneio de tênis de mesa masculino e feminino
8 horas – Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer/SEEL (Rua João Balbino Correia, s/nº, Bairro Tupiry)
categoria infantil (15 a 17 anos) – Fase Inter Diretorias (reúne times da Diretoria de Ensino – DE – de São Vicente – DESV)

Torneio de atletismo masculino e feminino
10 horas – Pista Municipal (Rua José Bonifácio, 400 – Bairro Sítio do Campo), categoria mirim (13 e 14 anos) – Fase regional (aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos e de Registro)

Torneio de xadrez masculino e feminino
10 horas – Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Sinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão)
categoria mirim – Fase Regional

Torneio de futsal masculino e feminino
12 horas – Ginásio Mirins III (Rua Maurício José Cardoso, 1340, Canto do Forte)
categoria mirim – Fase Regional

Torneio de handebol masculino e feminino
15 horas – Ginásio Mirins III (Rua Maurício José Cardoso, 1340, Canto do Forte)
categoria mirim – Fase Regional

dia 20/6 (terça-feira)
Torneio de futsal masculino e feminino
12 horas – Ginásio Mirins III (Rua Maurício José Cardoso, 1340, Canto do Forte)
categoria infantil – Fase Inter Diretorias

dia 22/6 (quinta-feira)
Torneio de vôlei masculino e feminino
12 horas – Ginásio Mirins III (Rua Maurício José Cardoso, 1340, Canto do Forte)
categoria infantil – Fase Inter Diretorias

Regras – Segundo o regulamento oficial da disputa, o JEESP é realizado em quatro categorias pré-mirim (até 12 anos), mirim (13 e 14), infantil (15 a 17) e juvenil (18). Para alunos com deficiência física, intelectual e visual, há as divisões A (12 a 14 anos) e B (15 a 17). Disputam-se as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; e para pessoas com deficiência (PcD): bocha, futebol de cinco e sete; goalball, basquete e tênis em cadeiras de rodas e vôlei adaptado.

A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, participam apenas escolas estaduais (inclusive as técnicas). Na segunda, disputam instituições de ensino municipais, privadas e técnicas federais. Na terceira, todas as unidade escolares são envolvidas. Na quarta, reúnem-se os campeões das etapas anteriores.

Além das etapas, há a divisão por fases. A primeira fase do torneio é a inter diretorias que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia). 

Nos esportes coletivos, os vencedores das etapas regionais classificam-se diretamente para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional (antiga Olimpíada Brasileira Escolar). Já nas modalidades individuais (como atletismo e natação, por exemplo), eles qualificam-se para a Seletiva Escolar Estadual. Passando por mais esta etapa, eles avançam ao JEJ.

Deixe uma resposta