Grupamento ambiental da GCM completa 8 anos de atividades e comemora avanços

Ampliação do efetivo e atuação mais efetiva estão entre conquistas
5/6/2017
 

Na mesma data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande completa 8 anos de atividades nesta segunda-feira (05). Entre os avanços do período estão a ampliação do efetivo e o reconhecimento da importância do trabalho realizado pela guarnição, principalmente na conteção de invasões.
O Grupamento Ambiental foi criado em 2009 com o objetivo de proteger o meio ambiente e preservar a fauna e a flora locais por meio de atos de fiscalização visando a proteção e vigilância do patrimônio ecológico, prevenindo e reprimindo ações predatórias e eventuais ocupações clandestinas.

De acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, a atuação do grupamento em Praia Grande cresceu ao longo dos anos. Inicialmente, eram 8 guardas e duas viaturas. “Atualmente, somos em 21 agentes, três viaturas e uma embarcação. Os avanços vão desde esse aumento no efetivo até a estrutura do grupamento, como equipamentos e recursos”.

Um dos destaques do trabalho da Guarda Ambiental está relacionado à contenção de invasões. Para isso, o grupamento já conta com equipamentos de última geração para os trabalhos de campo e geoprocessamento, e em breve contará com um VANT (veículo aéreo não tripulado) para sobrevoar as áreas de preservação e otimizar a fiscalização.

A Guarda Ambiental atua em conjunto com as Secretarias de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Sema), apresentando resultados expressivos no combate aos diversos crimes contra o meio ambiente. Para se ter uma ideia, somente em 2016 foram registradas mais de 900 ocorrências, sendo a maioria relacionada com a ocupação irregular de áreas.
Outra preocupação do comando da GCM é com a qualificação dos integrantes do grupamento. “Buscamos oferecer cada vez mais formas de os integrantes estarem aptos e atualizados ao trabalho que exercem. É assim que mantemos um trabalho considerado referência na região”, reforçou o inspetor.

Recentemente, foi ministrado um curso de Fiscalização Ambiental a 36 guardas com o objetivo de oferecer ainda mais conhecimento às equipes. Além do conteúdo teórico, os guardas passaram também por quatro dias de atividades práticas. 

Deixe uma resposta