Educação Ambiental recebe visita de funcionários do Aquário de Santos

Atividade marca início da participação de PG na Semana da Mata Atlântica
5/6/2017
 

Desta segunda (5) até sexta-feira (9) ocorre a 6ª Semana da Mata Atlântica e a estreia da 1ª Semana do Oceano Atlântico com a participação das nove cidades da Baixada Santista. Em Praia Grande, a programação começou com o Departamento de Educação Ambiental (DEA) recebendo a visita de funcionários do Aquário de Santos e o plantio de mudas em três escolas municipais.

A recepção do grupo ficou a cargo do professor do DEA Leonardo Casadei. O docente apresentou ao grupo um pouco sobre todos os projetos desenvolvidos pela Educação Ambiental, entre eles, o “Horta nas Escolas, “Vem Passarinhas”, “Cidadão Legal” e “Praia Grande Natural”. Na opinião do educador, a visita da equipe do Aquário de Santos serviu como uma troca de experiências.

“Todo mundo que vem até a Educação Ambiental fica maravilhado com a estrutura fornecida aqui em Praia Grande”, afirmou Casadei. “Este grupo que esteve aqui hoje, por exemplo, também trabalha com a educação ambiental no Aquário e desenvolve uma série de atividades bem interessantes lá também. No final, acaba sendo um intercâmbio de informações”.

Além de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Departamento, o grupo do Aquário de Santos fez um passeio de barco para realizar um estudo do meio no manguezal existente no entorno da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho. “Achamos interessante a possibilidade de interagir com a natureza. Pena que o tempo não ajudou”, destacou a chefe de Educação Ambiental do Aquário de Santos, Edna Santos de Góis.

A infraestrutura do Departamento de Educação Ambiental também chamou a atenção de Edna Góis. “Hoje pudemos ampliar os nossos horizontes. Também trabalhamos com a educação de crianças e adolescentes e, com a visita, teremos mais conteúdo para abordar com os alunos quando forem ao Aquário”, completou.

Conscientização – Outra atividade que marcou o primeiro dia da Semana da Mata Atlântica em Praia Grande diz respeito ao plantio de mudas. Nesta segunda-feira, estudantes das EMs Thereza Magri (Bairro Antártica), Florivaldo Borges de Queiroz (Ocian) e José Júlio Martins Baptista (Sítio do Campo) aprenderam, por meio deste ato, sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Programação – Até sexta-feira (9), uma série de atividades fará parte do cronograma de ações da Semana da Mata Atlântica em Praia Grande. Confira abaixo a programação completa:

Terça-feira (6) 
Plantio de árvores na EM Estina Campi Baptista 
8 horas

Projeto Cidadão Legal na EM Idílio Perticaratti
9 e 14 horas

Plantio de árvores na EM Rubens Lara
15 horas

Apresentação do projeto Vem Passarinhar
16h20 – Universidade Paulista (Unip)

Quarta-feira (7)
Projeto Cidadão Legal na EM Idilio Perticaratti
9 e 14 horas

Quinta-feira (8)
Palestra “o Mar é nosso” para os 5ºs anos da EM Fued Temer com participação da ONG Biopesca
8 horas

Projeto Cidadão Legal na EM Idilio Perticarati
9 e 14 horas

Sexta-feira (9)
Plantio de Árvore na EM Oscar Niemeyer
8 horas 

Projeto Vem Passarinhar na EM Mario Covas
9e 14 horas

Plantio de Árvore na EM Dra. Ana Maria Babette Bajer Fernandes
13h30

Plantio de árvore na EM Sebastião Tavares de Oliveira
15 horas.

Deixe uma resposta