Prefeitura realiza curso de primeiros socorros a servidores municipais

Ao todo foram realizados 4 workshop para servidores municipais
 

No mês de maio a Secretaria de Administração de Praia Grande (Sead), em parceria com o Segundo Subagrupamento do Corpo de Bombeiros Marítimos, realizaram curso de primeiros socorros para os servidores. O intuito foi preparar os funcionários para que em uma necessidade eles não se desesperem e consigam prestar o primeiro atendimento, cuidando para que o colega fique em segurança até a chegada da equipe médica ou o resgate. 

Durante o dia a dia de trabalho podem ocorrer situações, na qual os funcionários estão distantes de uma assistência médica de imediato, por isso a Sead teve a idéia de trazer este treinamento para o servidor. “Situações do ambiente de trabalho que podemos nos deparar e por ventura não sabermos como agir, como por exemplo no caso de presenciar um infarto, queda de pressão, engasgamento, convulsões ou até mesmo um ataque epilético, esse treinamento traz a possibilidade de ter como agir em uma situação emergencial, mas com responsabilidade e com todo cuidado e conhecimento para prestar este primeiro atendimento”, explica Sandra Aparecida Marcondes, diretora de Divisão de Treinamento e Capacitação da Sead.

Entre tantas explicações, os especialistas auxiliaram em como reagir ao presenciar um AVC, quais os procedimentos para ajudar uma pessoa que sofreu queimaduras leves, como isolar um ferimento e também ensinou a famosa massagem cardíaca. Todos os procedimentos de primeiro socorros sempre voltados para o ambiente laboral. “É importante que este tipo de conhecimento seja difundido a todos os envolvidos na ambiente de trabalho, pois o conhecimento poderá salvar uma vida”, completou a diretora.

“Quando a emergência médica acontece, uma intervenção rápida e eficiente, com capacitação a procedimentos adequados, provavelmente evitará proporções maiores, por isso o investimento em prevenção é importante. A equipe de trabalho (servidor) precisa estar preparado para uma atuação adequada e eficaz”, explica o Sargento Lopes, um dos responsáveis pela execução do treinamento. 

Deixe uma resposta