Começam os Jogos Escolares de PG

Semana tem disputas de damas, tênis de mesa e xadrez
5/6/2017
 

Nesta terça-feira (6), a partir das 8 horas, no Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33.579, Bairro Tupiry), começam os Jogos Escolares de Praia Grande 2017 (SEEL e Secretaria de Educação – Seduc). As primeiras disputas envolvem os torneios de jogos de tabuleiro (damas e xadrez), na categoria mista (feminina e masculina junta), idade única (10 a 17 anos).

Na quinta-feira (8), nos mesmos horário e local, ocorre o torneio de tênis de mesa nas categorias feminina e masculina, divisões A (15 a 17 anos) e B (9 a 14 anos). Todos os resultados e demais informações da competição serão publicadas nos boletins oficiais e divulgados no site da Prefeitura www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias. 

Dados – No total, mais de 3.500 alunos do ensino fundamental e médio (de 8 a 17 anos), de 62 instituições de ensino (públicas – municipais e estaduais – e particulares) de Praia Grande, competem em 21 modalidades: atletismo, basquete, boliche, caratê, ciclismo, damas, futebol, futebol de praia, futevôlei, futsal, ginástica artística, handebol, handebol de praia, judô, natação, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Há ainda a disputa de rainha e rei (miss e mister).

O evento encerra-se em 20 de outubro, com a disputa das partidas finais dos torneios de futsal e handebol. Nesta temporada, o boliche é a nova disputa, a ser realizada no dia 18 de outubro, na pista localizada no interior do Litoral Plaza Shopping. O esporte ocorre como extra, ou seja, conta apenas um ponto de participação para cada escola na classificação geral. Vale frisar que a pontuação obtida por cada instituição de ensino, na disputa de cada esporte e sexo, define a vencedora dos Jogos Escolares. 

O primeiro colocado, em cada esporte, recebe nove pontos. O segundo fatura sete. O terceiro ganha seis; o quarto leva cinco; o quinto obtém quatro; o sexto detém três; o sétimo pega dois; e o oitavo conquista um ponto. Todas as escolas participantes recebem um ponto de bonificação, por modalidade e sexo. O mesmo ocorre com as instituições que estarão desfilando no concurso de miss e mister (rei e rainha). Quando há empate de equipes na mesma posição dobram-se os pontos e divide-se pelo número de times empatados. Então, por exemplo, a escola A foi campeã do torneio de atletismo masculino. Logo, ganha nove pontos mais um pela participação; totalizando 10. Esta somatória é que consagra a escola campeã geral dos Jogos.

Deixe uma resposta