Seleção brasileira de vôlei de surdos treina em PG

Equipe masculina trabalha no Ginásio Falcão
1/6/2017
 

Neste sábado e domingo (3 e 4), das 8 às 17 horas, no Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, 8.169, Bairro Mirim), em Praia Grande, a seleção brasileira adulta masculina de vôlei de surdos treina visando a preparação para a disputa da 23ª Surdolimpíadas de Verão que ocorre de 18 a 30 de julho, em Samsun, na Turquia. Um dos destaques presentes é o ponteiro gaúcho Lucas Bonalume Vieira, eleito o melhor jogador dos Campeonatos Mundial e Pan-Americano de 2016.

O grupo comandado por Mario Xandó de Oliveira Neto (vice-campeão mundial de 1982 e dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos) terá o ginásio a disposição em período integral, das 8 às 17 horas. Vale frisar que a comissão técnica nacional tem um representante de Praia Grande, o ntegrante da equipe de eventos da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) Alex Luís Hiath Salvador, 38 anos.

“É uma honra poder receber a seleção brasileira de vôlei de surdo na nossa Cidade”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer José Carlos de Souza. “A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos realiza um trabalho sério e além de precisar, merece o apoio do poder público. O professor Mario Xandó é reconhecidamente um profissional de excelência no que faz. E, preciso destacar, que a presença deles aqui atesta mais uma vez a qualidade do nosso equipamento esportivo”. 

A Surdolimpíada substitui, para os surdos, a Paraolimpíada. Isso por que o Comitê Paraolímpico Internacional (International Paralympic Comittee – IPC) alega que os atletas com deficiência auditiva não se enquadram na categoria paraolímpica, uma vez que podem participar de disputas convencionais. Outra justificativa é a de que o Comitê Internacional de Desportos de Surdos (ICSD) não é filiado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) ou ao IPC. Vale frisar que em 2016, 2015 e 2014, o time nacional realizou período de treinamentos em Praia Grande, nos Ginásios Mirins III (Bairro Canto do Forte) e Rodrigão (Tupi).

Deixe uma resposta