Time do Emprego de PG está com inscrições abertas

Interessados devem comparecer na sede da Subjuve até o dia 23 junho, no Bairro Tupi
31/5/2017
 

A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), já está com inscrições abertas para o programa Time do Emprego, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Para realizar o cadastro, o interessado deve comparecer na sede da Subjuve, localizada na Rua Xavantes, nº 51, no Vivência Tupi, no Bairro Tupi, até o dia 23 de junho, portando RG e CPF. O atendimento ocorre das 9 as 16h30. As aulas devem começar no início de julho, e serão realizadas no mesmo local. 

Para que o programa fosse realizado na Cidade, durante duas semanas as servidoras da Subjuve, Renata Oller e Andrea Santos, receberam capacitação oferecida pela Secretaria do Trabalho de São Paulo (Sert). O Time do Emprego é um programa de orientação profissional e de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. 
A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Eles se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante três horas. Desde que foi criado em 2001, até dezembro do ano passado, o programa já beneficiou mais de 63 mil pessoas. Foram 2.614 turmas realizadas em todo o Estado e quase 23 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho.

Quem participa do programa forma um “time” para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante 12 encontros, são passadas orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevista de emprego. Os participantes também são incentivados a conhecerem a si mesmos, suas habilidades e competências e, a partir daí, estabelecerem metas de trabalho e de vida, para que tenham sucesso e uma colocação no mercado de trabalho.

Integrante da Subjuve, Renata Oller, conta que o programa é uma ferramenta valiosa para quem está em busca do primeiro emprego. “As pessoas nesta condição, muitas vezes se sentem perdidas, sem saber que rumo tomar, onde ir e até mesmo o que procurar. O Time do Emprego o entra em cena para, além de oferecer temas variados e completos, direcionar o participante para o autoconhecimento, incentivando a valorização pessoal”.

A facilitadora do programa e também integrante da Subjuve, Andréa Santos, explicou que o treinamento lhe conferiu uma bagagem cultural muito fértil. “ Vi de perto a mudança no comportamento das pessoas que ali estavam como eu. Lá nos apresentaram todo o material que iremos utilizar. Material lúdico, com linguagem simples e dinâmica, de metodologia canadense. A Sert tem parceria com uma instituição no Canadá. Lá todo o material foi desenvolvido e aplicado com sucesso,”. 

Deixe uma resposta