Praia Grande avança nos debates para utilização de drone

Comissão Especial se reuniu para debater dados técnicos na segunda-feira (29)
 

A Prefeitura de Praia Grande segue avançando nos trabalhos com o objetivo de utilizar drones em atividades de segurança e fiscalização territorial. A Comissão Especial que debate o tema se reuniu na segunda-feira (29), na sala de reuniões do Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe) da Cidade. 

O encontro contou com a participação do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. Fizeram parte de reunião também representantes das secretarias municipais de Assuntos de Segurança, Meio Ambiente, Urbanismo, Trânsito, além de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Grupamento Ambiental, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e do Radiopatrulahmento Aéreo.

Entre os assuntos tratados no encontro, destaque para a discussão relacionada aos dados e especificações técnicas dos drones comparados com as reais necessidades de cada área do Município. Os softwares utilizados por esses equipamentos também mereceram atenção especial dos membros da Comissão.

O prefeito praia-grandense comentou que os trabalhos tiveram início no ano passado. De acordo com o administrador municipal, a Cidade busca otimizar os serviços com o apoio da tecnologia. “Todos estão envolvidos nesse processo. Importante salientar que com a normativa de regulamentação de voo da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), facilitou bastante. São diretrizes que devemos seguir. Agora é escolher o melhor equipamento. A convicção após as apresentações é que temos que trabalhar com o de asa fixa. Um servirá para operações policiais e o outro modelo para fiscalização de serviços urbanos, urbanismo e ambiental”.

A integração dos sistemas do drone com os utilizados no Cicoe e nas viaturas em terra das corporações é outra meta traçada por Mourão. “Praia Grande tem um sistema de fibra ótica exemplar no Brasil. Isso facilita a comunicação e deve ser trabalhado neste processo”, disse.

Após as discussões, ficou acertado pelos membros que na próxima reunião da Comissão Especial serão apresentados modelos modernos de softwares e novos drones. A data do encontro ainda não foi definida. 

Deixe uma resposta