Ginásio Mirins III recebe torneio de futsal dos JEESP

Partidas movimentam os Jogos Escolares do Estado de São Paulo
29/5/2017
 

Nestas terça e quinta-feiras (30 de maio e 1º de junho), a partir das 8 horas, no Ginásio Mirins III (Rua Maurício José Cardoso, 1340, Canto do Forte), ocorrem partidas do torneio de futsal – categoria infantil (15 a 17 anos) feminina e masculina, etapa I, fase inter diretorias (reúne times da Diretoria de Ensino – DE – de São Vicente – DESV) – dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) com apoio das Secretarias Estaduais de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os jogos envolvem os times masculinos das Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Bairro Esmeralda), Doutor Alfredo Reis Viegas (Vila Sônia), Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia), Professor Pedro Paulo Lopes (Anhanguera), EE Professora Marlene Leite da Silva (Quietude), Professora Magali Alonso (Tupi), Oswaldo Luis Sanches Toschi (Sítio do Campo), Vila Tupi (Tupi), Deputado Rubens Paiva (Samambaia), Professora Sylvia de Melo (Antártica), Reverendo Augusto Paes de Ávila (Aviação), Balneário das Palmeiras (Esmeralda), Francisco Martins dos Santos (Real) e Adelaide Patrocínio dos Santos (Forte). E os femininos da EE Rubens Paiva, EE Magali Alonso, EE Alfredo Reis, EE Antônio Nunes, EE Vila Tupi e EE Augusto Paes.

Regras – Segundo o regulamento oficial da disputa, o JEESP é realizado em quatro categorias pré-mirim (até 12 anos), mirim (13 e 14), infantil (15 a 17) e juvenil (18). Para alunos com deficiência física, intelectual e visual, há as divisões A (12 a 14 anos) e B (15 a 17). Disputam-se as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; e para pessoas com deficiência (PcD): bocha, futebol de cinco e sete; goalball, basquete e tênis em cadeiras de rodas e vôlei adaptado.

A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, participam apenas escolas estaduais (inclusive as técnicas). Na segunda, disputam instituições de ensino municipais, privadas e técnicas federais. Na terceira, todas as unidade escolares são envolvidas. Na quarta, reúnem-se os campeões das etapas anteriores.

Além das etapas, há a divisão por fases. A primeira fase do torneio é a inter diretorias que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia). 

Nos esportes coletivos, os vencedores das etapas regionais classificam-se diretamente para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional (antiga Olimpíada Brasileira Escolar). Já nas modalidades individuais (como atletismo e natação, por exemplo), eles qualificam-se para a Seletiva Escolar Estadual. Passando por mais esta etapa, eles avançam ao JEJ.


Deixe uma resposta