Estudantes “ ” o Porto do Saber

Visitas monitoradas incentivam os estudantes a desenvolver cultura leitora
29/5/2017
 

Divulgar os serviços oferecidos pela biblioteca Porto do Saber, visando incentivar os estudantes a se tornarem frequentadores do local e leitores assíduos. Este é o objetivo do programa Descobrindo a Biblioteca Porto do Saber, que promove visitas monitoradas de grupos de estudantes ao espaço, tanto de escolas públicas como de particulares, mediante agendamento prévio. 

Durante a visita, os estudantes conhecem todo o espaço e são acompanhados por um auxiliar de biblioteca, que explica sobre a organização do acervo de livros, sobre o funcionamento do Espaço Net, sobre como se cadastrar e obter a carteirinha da biblioteca, incentivando as crianças a frequentarem o local com suas famílias e adquirirem o hábito de pegar livros e gibis emprestados para ler. Os estudantes também desfrutam de um tempo lendo livros na sessão infanto-juvenil, conhecem publicações em braile e depois visitam a EM Porto das Artes, escola localizada no segundo piso do prédio, que oferece aulas de musicalização, violão, dança e teatro. Pra encerrar o passeio cultural, os alunos conhecem ainda a sala de cinema, onde assistem a um curta-metragem ou a um vídeo de contação de histórias.

“Muitas crianças que conhecem a biblioteca por meio desse programa voltam depois com suas famílias, fazem carteirinha e acabam pegando livros emprestados. A idéia é essa, formar uma cultura leitora”, explicou a chefe da Divisão de Cultura nas Escolas e responsável pelas bibliotecas municipais, Lucilena Bragion de Micco. 

Entre os participantes da última semana, a aluna Victória Pereira Silva, 7 anos, da EM Tereza Magri, não conhecia o Porto do Saber e gostou do espaço. “Legal saber que podemos levar livros emprestados e também usar os computadores. Quero voltar depois com meus pais”. A estudante Graziely Santana, de 8 anos, da mesma escola, também esteve visitando o local pela primeira vez. “Achei muito legal o espaço aqui e aprendi que numa biblioteca não podemos gritar ou fazer barulho, para não atrapalhar as pessoas que estão lendo”.

Ao contrário da maioria da turma, o aluno Gustavo Teixeira de Tavares, de 7 anos, já conhecida o Porto. “Já vim aqui com minha família e gosto muito daqui. Sempre pego livros e gibis pra ler em casa. Esse lugar é uma diversão pra mim!”.

Porto do Saber – Vinculado à Divisão de Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação, o complexo Porto do Saber engloba o Espaço Flex (para eventos culturais), além de biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à Internet e Escola Municipal Porto das Artes, para aulas culturais (dança, teatro, musicalização e violão) dos alunos do projeto SuperEscola. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o Espaço Net funciona das 9 às 17 horas. A locação dos livros é gratuita, com prazo de devolução de 15 dias. A carteirinha de usuário pode ser feita até as 17 horas, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência. O endereço é Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, Bairro Boqueirão, próximo ao Hospital Irmã Dulce.

Deixe uma resposta