Ações de conscientização no trânsito marcam mês de maio em Praia Grande

Lançamento de concurso cultural será realizado dia 31, fechando projeto Maio Amarelo
26/5/2017
 

Um mês inteiro voltado a ações de conscientização sobre a importância do respeito às regras para garantir mais segurança viária e evitar mortes no trânsito. Com esse intuito, Praia Grande buscou destacar nas últimas semanas através de melhorias em sinalização viária e trabalho educativo em vias públicas e unidades escolares e sociais o papel de todos para um trânsito mais seguro. E fechando o projeto Maio Amarelo na Cidade, será lançado oficialmente na quinta-feira (31), às 11 horas, concurso cultural com alunos do ensino fundamental para a produção de vídeos educativos. Os vencedores serão revelados durante a Semana Nacional de Trânsito, no mês de setembro.

Concurso cultural – O concurso cultural “Atenção: Crianças em trânsito, a aula já começa no caminho” tem o objetivo de estimular nos adultos a reflexão acerca da influência de seus comportamentos inadequados no trânsito para a formação da conduta das crianças, evitando que se coloquem em situações de risco. Poderão participar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com vídeos inéditos de 60 a 90 segundos sobre o tema. A divulgação deve acontecer em setembro e os troféus de 1º e 3º lugares serão entregues durante ações da Semana Nacional de Trânsito.

O lançamento oficial do concurso acontecerá em reunião entre representantes da Secretaria de Trânsito (Setran) e diretoras e assistentes técnicas pedagógicas (ATPs) de 18 escolas municipais, na sala de capacitação da Secretaria de Educação (Seduc) na próxima quarta-feira (31), às 11 horas.

De acordo com a chefe da Seção de Educação e Segurança do Trânsito, Elaine Fornazieri, as ações visam não somente prevenir atropelamentos de crianças e reduzir acidentes viários em geral. “Queremos também melhorar o entendimento do ambiente de trânsito como espaço público de convívio social, de cooperação e solidariedade, com vistas à valorização da vida”, explicou.

Iluminação – Cinco trechos de Praia Grande receberam durante todo o mês de maio iluminação especial em alusão ao Maio Amarelo. As luzes temáticas, na cor amarela, foram instaladas nos seguintes endereços: fachada do Palácio das Artes, Viaduto Joaquim Augusto Ferreira Mourão, Avenida Marechal Mallet, chafariz da Avenida Presidente Costa e Silva e Praça da Paz, todos no Bairro Boqueirão.

O secretário de trânsito, Marcelo Afonso Prado, destacou que a educação é um dos três pontos principais para a mudança de comportamento, visando a segurança de pedestres e motoristas. “Primeiro temos a engenharia de tráfego, com melhorias na sinalização, gestão e infra-estrutura viária em toda Cidade. Segundo, a fiscalização através dos Agentes de Trânsito e Guardas Civis Municipais de Trânsito, com auxílio da equipe na Central de Videomonitoramento. E terceiro, a educação de trânsito com atividades em escolas e locais de grande circulação de pessoas, priorizando a conscientização e o incentivo à gentileza no trânsito”.

Simulador de embriaguez – Durante o mês de maio, a Setran deu continuidade às ações de conscientização de jovens do Ensino Médio, dentro do projeto Juventude Legal, com a utilização de óculos que simulam os efeitos da embriaguez. Os trabalhos visam conscientizar sobre a importância do respeito às normas viárias.

Utilizando lentes que distorcem a visão, os óculos simulam os efeitos do consumo do álcool ou do consumo de drogas, diminuindo assim o tempo de reação, causando distorção visual, alteração da sensação de profundidade e percepção da distância. 

Ação em rua – Na última quinta-feira (25), das 10 as 12 horas e das 13h30 às 15h30, ainda dentro das ações do “Maio Amarelo” condutores que passaram pelo cruzamento da Rua Dr Júlio de Mesquita, com a Avenida Presidente Kennedy, participaram de um trabalho de conscientização, promovido pela Viação Piracicabana e BR Mobilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp). Na ocasião, aproximadamente 500 panfletos informativos foram entregues.

Os materiais contêm dicas de segurança, direção defensiva, orientações sobre os perigos do efeito do álcool na direção, além de dados estatísticos. Toda atividade foi realizada por participantes do programa Parceiros da Educação, realizado em escolas estaduais onde empresas investem em capacitações para professores, gestores e alunos.

Maio Amarelo – O movimento mundial de conscientização Maio Amarelo teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre (conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos).

A ideia da campanha segue a mesma proposta dos bem sucedidos Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.

Deixe uma resposta