fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Praia Grande recebe Viagem Literária na próxima quarta (31)

Praia Grande recebe Viagem Literária na próxima quarta (31)

Iniciativa, que ocorrerá no Porto do Saber, aproxima escritores do cidadão
25/5/2017
 

A biblioteca municipal Porto do Saber receberá na próxima quarta-feira (31), às 9 e às 14 horas, o módulo infanto-juvenil do programa Viagem Literária, organizado pela Secretaria Estadual da Cultura. Voltado para crianças de 8 a 12 anos, este será o primeiro de quatro módulos programados para este ano. É o quarto ano que Praia Grande é escolhida para receber o programa Viagem Literária, que conta com módulos infantis e adultos, com contação de histórias, bate-papos com escritores consagrados e oficina de escrita criativa. O objetivo do programa é aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão, promovendo encontros com nomes respeitados da literatura brasileira.

A atração do módulo infanto-juvenil é a atriz, contadora de histórias e autora de livros infantis Kelly Orasi, que apresentará ao público contos populares, indígenas e africanos. Autora do livro “A História que atravessou o Oceano”, Kelly é contadora de histórias desde 1998 e foi a primeira coordenadora do Curso Básico de Formação de Contadores de Histórias na Biblioteca Hans Christian Andersen, realizado pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas de são Paulo. Com a peça “Dom Quixote, o Cavaleiro Sonhador”, recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo com contador de histórias, concedido pela revista Crescer. É docente do curso de Pós-graduação “A Arte de Contar Histórias” na disciplina “O uso do objeto na performance narrativa”, na Casa Tombada, em São Paulo. 

Segundo módulo – No dia 7 de junho, o Porto do Saber receberá mais um módulo infanto-juvenil, desta vez com o escritor André Vianco, que também é roteirista e diretor de cinema e televisão. Especializado em literatura de terror, sobrenatural, de baixa fantasia e vampiresca, Vianco alcançou a fama fazendo sucesso de público e crítica com o romance Os Sete, que deu origem a Sétimo (2002), aos thrillers sobrenaturais A Casa e Sementes de Gelo, à série O Vampiro-Rei, à trilogia O Turno da Noite, aos HQs Vampiros do Rio Douro e à série Meus Queridos Monstrinhos, entre outras obras. O escritor fará um bate-papo com seus leitores e demais interessados.

O módulo adulto está previsto para agosto com um bate-papo com o escritor e jornalista Michel Laub, autor de seis romances, todos pela Companhia das Letras. Até 2017, seus livros terão saído em 13 países e 10 idiomas. Recebeu os prêmios JQ-Wingate (Inglaterra), Transfuge (França) e Jabuti (segundo lugar), entre outros, e foi finalista de prêmios como o International Dublin Literary Award, o Correntes d’Escritas (Portugal) e o Portugal Telecom (três vezes). O quarto módulo está previsto para setembro, mas o autor convidado ainda está sendo definido.

Evento – O programa Viagem Literária tem a finalidade de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão, promovendo encontros com nomes consagrados da literatura brasileira. Durante as atividades, debates sobre livros e contação de histórias buscam chamar a atenção de adultos e crianças para o mundo do imaginário. Nesta edição, o projeto realizado desde 2008 contará com 360 eventos em 90 cidades do interior e litoral do estado.

Porto do Saber – Vinculado à Divisão de Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação, o complexo Porto do Saber engloba o Espaço Flex (para eventos culturais), além de biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à Internet e Escola Municipal Porto das Artes, para aulas culturais (dança, teatro, musicalização e violão) dos alunos do projeto SuperEscola. O endereço é Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, Bairro Boqueirão, próximo ao Hospital Irmã Dulce.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: