Conselho de Segurança Alimentar faz sua estreia na Casa dos Conselhos

Encontro reuniu os Conselhos Municipais da Baixada Santista e Estadual
24/5/2017
 

Na última quarta-feira (17) foi realizada a estreia do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PG). Em sua primeira reunião, o mais novo conselho fez a nomeação da presidente e de seus respectivos conselheiros. O evento contou com a presença do secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea/SP), José Valverde, que falou sobre a importância da mobilização da Baixada Santista e, especialmente, sobre a posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Praia Grande.

O secretário-executivo não poupou elogios à gestão atual de Praia Grande e disse estar muito feliz em participar desta inauguração na cidade. “A nossa expectativa é que, conforme orientação do governador Geraldo Alckmin, o Consea/SP esteja cada vez mais próximo dos conselhos municipais, para que as agendas sejam integradas e as iniciativas compartilhadas. Vamos fazer um trabalho muito positivo com essa nova parceria, Consea/SP e Consea/PG, pois é notório que o assunto Segurança Alimentar e Nutricional é um importante eixo de atuação da prefeitura”, destacou José Valverde.

Praia Grande já tinha o conselho estabelecido, porém, estava inativo. Os membros do executivo explicaram que a Lei 1221/2004, que instituiu a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, ainda está em vigor, mas, no momento, passa por uma revisão e será reencaminhada à Câmara dos Vereadores nos próximos 60 dias.

Valverde elogoio o espaço Casa dos Conselhos e destacou a rapidez do processo e o engajamento da Prefeitura de Praia Grande, pois entre o primeiro contato e a efetivação do Conselho foram menos de dois meses “Meus sinceros cumprimentos, em nome do Estado de São Paulo, à Prefeitura de Praia Grande por toda pró-atividade e por entender que a agenda da segurança alimentar é fundamental e abrange vários outros eixos, tendo uma inter-relação com a saúde pública, agricultura, meio ambiente, assistência social e com a educação. Tenho certeza que Praia Grande, dentro desta estrutura fantástica que é a Casa dos Conselhos, está dando um passo muito importante no fortalecimento do Conselho de Segurança Alimentar da Cidade”.

Logo após a cerimônia de boas vindas ao Consea, foi a vez de apresentar a nomeação para gestão deste biênio, entre eles quatro da administração publica e oito da sociedade civil. A presidente em exercício, Luana Cambôa Florêncio diz que, apesar que nunca ter trabalhado no setor privado, está preparada para auxiliar no for preciso. “Vou precisar do apoio de todos, pois sempre trabalhei na iniciativa privada, como advogada, mas agora assumo o desafio de estar no Poder Público e vou estudar e me dedicar para que tudo saia bem” 

Atendimento – A Casa dos Conselhos é um espaço criado especialmente para suporte administrativo e físico aos conselhos municipais e está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o Programa SuperEscola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30. 

Deixe uma resposta