Dia do Brincar reúne cerca de 400 crianças e pais

Evento, ocorrido sábado (20), fez parte da Ação Mundial do Brincar
22/5/2017
 

O último sábado (20) foi um dia diferente para muitas crianças, que tiveram a oportunidade de brincar com seus pais e avós de brincadeiras nada comuns nos dias de hoje, tão dominados pela tecnologia. Coelhinho Sai da Toca, Volençol, Jogos Cooperativos com Paraquedas, Amarelinha, Jogos de Tabuleiro e muitas outras brincadeiras divertiram o dia de aproximadamente 400 crianças e responsáveis. O Dia do Brincar foi realizado pela Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) na EM Carlos Roberto Dias, como parte da Semana Mundial do Brincar. Além disso, ao longo de toda esta semana, as escolas municipais de Praia Grande intensificarão os momentos de brincadeiras, como parte do movimento.

As atividades foram coordenadas pelos Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) e Pedagogas Comunitárias e ocorreram na quadra esportiva escolar, no pátio e na rua da escola, que foi interditada para a realização do evento. O cronograma de atividades ainda incluiu momentos de contação de histórias, matroginástica, pintura de rosto e escultura de bexigas. “O objetivo foi proporcionar momentos de brincadeiras em família, levando os pais a perceberem que esse tipo de momento é importante para o desenvolvimento da criança. O brincar é fundamental e tem sua importância em qualquer idade, pois desenvolve diversos tipos de capacidades emocionais e motoras”, afirmou a chefe da Divisão de Educação Infantil, Silvia Cineli Quaranto.

Para Sheila Aparecida Lima da Cruz, mãe do João Pedro, foi uma oportunidade de tirar as crianças da frente do computador. “Estou achando super legal a Prefeitura oferecer esse tipo de oportunidade para as crianças, pois acredito que, se não fosse esse evento, a maioria delas estaria no celular, na TV ou no computador. E esse tipo de brincadeira que está acontecendo aqui é importante para o desenvolvimento delas”.

Janaína Henriques, mãe do Leonardo, destacou o fato dos familiares também participarem. “Acho importante as crianças terem esse tipo de momento com os pais! Está sendo muito interessante”, comentou. A vovó do Matheus, Ilza Maria de Oliveira, estava super animada. “Brinquei com meu neto de Damas, Coelhinho Sai da Toca, Paraquedas e outras atividades. Esse tipo de iniciativa é importante porque, infelizmente, as crianças de hoje não brincam mais, só ficam no celular. Então, estou achando uma beleza!”

Semana Mundial do Brincar – A iniciativa é estimulada pelo movimento Aliança pela Infância. Este ano a semana acontece de 21 a 28 de maio, com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. A Aliança pela Infância é um movimento que atua em rede com seus núcleos e com a sociedade civil organizada, cujo compromisso é inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infância. Na Semana Mundial do Brincar, seu papel é de articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.

Deixe uma resposta