Semana do Hip-Hop realiza ação na Fundação Casa

Internos da Fundação Casa I e II receberam o evento durante a semana

A mudança por meio da cultura e da arte urbana. Esta foi a mensagem levada aos 80 jovens da Fundação Casa (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) I e II de Praia Grande, no Bairro Esmeralda, nas últimas quarta e quinta feira (17 e 18), quando as unidades receberam atividades da Semana do Hip Hop 2017. Os destaques foram as oficinas de canto e dança urbana dos artistas MC Igo e Nelson Fumaça (Resistência do Gueto) e Felipe Ferreira e Teyles Martinez (Mad Feelling). A Semana do Hip Hop 2017 é uma parceria da Administração Municipal, por meio da Subsecretaria de Assuntos da Juventude, em parceira com o Governo do Estado.

O objetivo da Semana do Hip Hop na Fundação Casa é possibilitar a reintegração dos adolescentes à sociedade, levando cultura e entretenimento. 

O subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, ressaltou a importância de levar arte, cultura e entretenimento aos internos da entidade. “A Semana do Hip Hop começou há 4 anos em Praia Grande, e esse é um momento para inserir os jovens que estão à margem da sociedade, mostrando a eles que é possível mudar a realidade deles por meio de arte e cultura urbana”.

A diretora da Fundação Casa I, Débora Cristina de Almeida, agradeceu a presença dos artistas e explicou que o Hip Hop reflete o mundo dos adolescentes que estão na unidade. “A cultura Hip Hop é algo muito próximo da realidade deles, por isso, eles se identificam muito. A própria história dos artistas, às vezes, é muito semelhante a deles”.

Na quarta-feira (17) na Casa I, enquanto os artistas dançavam e cantavam, os jovens interagiam batendo palmas. Os MC Igo e Nelson Fumaça do Resistência do Gueto, chamaram alguns jovens para cantarem com eles e os meninos responderam cantando algumas músicas de rap. E assim os meninos foram se soltando e esquecendo dos problemas que os levaram ali, com sorriso no rosto e esperança no olhar. 

A tarde seguiu animada com a apresentação de dança. Os B-boys Felipe Ferreira e Teyles Martinez fizeram a apresentação de dança e contagiaram os adolescentes. Eles resolveram dividir os meninos em dois grupos para que um desafiasse o outro na dança. Os B-boys ensinaram os meninos alguns passos de break-dance e houve até alguns que ousaram na ginga da capoeira.

O mesmo tipo de apresentação também ocorreu na Casa I I, na quinta-feira (18), e os meninos também puderam se divertir bastante. Eles montarem um painel com as atividades para receber o pessoal da Semana do Hip Hop.

O diretor da Fundação Casa II, Reinaldo Michelotti, explicou que o papel social da casa é traçar um diagnóstico polidimensional do adolescente e da família, durante os dias que permanecem na instituição, já que as unidades I e II de Praia Grande são provisórias e os jovens ficam na unidade por até 45 dias.

Carlos (nome fictício usado para preservar a identidade do adolescente), de 17 anos, adorou o evento. “Gostei bastante. Saímos da rotina e nos divertimos um pouco”, contou.

Movimento – O Hip Hop é uma cultura de rua que surgiu no início da década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas de Nova Iorque. O movimento que faz arte como forma de protesto social, mistura o novo e o antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia. A cidade de São Paulo é considerada o berço do Hip Hop nacional. Segundo os adeptos, são considerados pilares da cultura Hip Hop: o rap, o DJ, o breakdance e a escrita do grafite. Elementos como a moda Hip Hop e as gírias também completam este movimento.

A programação da Semana do Hip Hop segue até sábado (19) com os seguintes eventos: 

Sexta (19) 
19h30 –Batalha de B-boys
Local: Bowl Ocian – (Pista de Esportes Radicais) , Avenida Presidente Castelo Branco s/n° na altura da Avenida Vicente de Carvalho, Ocian.
Mediador: Rafael K-lafriu 

Sábado (20)
17h – Jam Hip Hop – Confraternização de encerramento
Local: Sede da Subsecretaria de Assuntos da Juventude 
Endereço: Rua Xavantes, 51, Bairro Tupi.
DJ Dog
Luna Garcez
Aulão com Rafael K-lafriu – New Family Face
Grafitti com Beto Crash







Deixe uma resposta