Seduc promove capacitação de atendentes de educação I e II

Cerca de 2 mil servidores participam de cursos relacionados à rotina de trabalho
10/5/2017
 

Promover a reciclagem e capacitação dos cerca de 2 mil atendentes de educação I e II da rede municipal de ensino. Com este objetivo, a Secretaria de Educação (Seduc) realiza uma série de palestras e oficinas destinadas a este grupo de servidores. Com temas dos mais variados (Primeiros Socorros, Uso Racional da Água, Expectativa de Vida, entre outros) os cursos abordam questões relacionadas ao atendimento aos alunos.

As capacitações tiveram início em final de março e seguem durante todo o ano. Um dos temas abordados foi de primeiros socorros, ministrado pela equipe do Samu. Realizado com atendentes da EM Gregório França de Siqueira e escolas do entorno, o curso detalhou como os servidores devem agir caso a criança apresente quadro de febre alta, convulsão, engasgar com algum alimento ou objeto.

Com demonstrações práticas, os atendentes de educação repetiram os procedimentos básicos que podem chegar até a salvar uma vida. “Já tinha participado de uma atividade parecida há alguns anos, mas fiz questão de fazer novamente para poder relembrar”, destacou a atendente de educação I da EM João Batista Resine Alves, Alessandra Vieira da Silva.

Para a atendente de educação I da EM Gregório França de Siqueira, Neiva Gomes, a capacitação serviu para desmistificar algumas ações. “Por exemplo, eu sempre achei que colocar um pano umedecido com álcool na cabeça da criança ajuda a abaixar a temperatura em casos de febre alta. São pequenos detalhes que podem ser fundamentais no momento de necessidade”.

A secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, esteve presente em uma das capacitações sobre o tema de Primeiros Socorros. Segundo a titular da pasta, a dinâmica e a didática utilizada durante o curso tornou o conteúdo de fácil entendimento. “Essa oficina pode ser crucial para uma criança. Os atendentes estão agora capacitados e orientados em como proceder nestes momentos delicados”. 

Mais capacitações – Até a próxima terça-feira (16), os atendentes de educação I e II das EMs Pablo Trevisan Perutich, Florivaldo Borges de Queiroz e Ophélia Caccetari dos Reis participam da oficina sobre o tema “Mordidas, como lidar com isso?”. Realizada na EM Pablo Trevisan, a atividade ministrada pelas Pedagogas Comunitárias, ocorre das 11às 13 e 17 às 19 horas. 

A EM Gregório França de Siqueira será novamente palco das capacitações. Deste vez, os servidores que trabalham na unidade Gregório e nas EMs Nicolau Paal João Batista Resine Alves e Paulo de Souza Sandoval participam de atividade com o tema “Projeto de Vida – Reflexões”, ministrados pelas professoras Fátima Miranda e Cida Cubília.

Deixe uma resposta