Enxadristas disputam competição regional

Time da Cidade joga neste domingo (9)
enxadristas PG
Neste domingo (9), a partir das 10 horas, na Escola Ary de Oliveira Garcia, em Cubatão, a equipe de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) participa do 28º Torneio Cidade de Cubatão de Xadrez, evento válido como segunda etapa do Circuito Cubatense, o mais tradicional da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Na primeira etapa do Circuito (12º Torneio Guará Vermelho), a turma local conquistou sete medalhas (dois ouros, duas pratas e três bronzes). Na categoria infantil (13 e 14 anos), o grupo municipal obteve as quatro primeiras colocações com Ricardo Lima Primo, André Nascimento Melo, Gabriel Chinneli Raimundo e Rafael Chinneli. Na juvenil (15 e 16 anos), título para Daniel Calixto. Na mirim (até 10 anos), segundo, terceiro e quarto lugares para Arthur Vicente, Bruno Ricardo Silva e Maurício Ianella. Na pré-infantil (11 e 12 anos), terceira e quarta posições para Heitor Lourenço Mathias e Fabiana Nascimento Melo.

Em 2016, a turma da Cidade faturou seis medalhas no Circuito Cubatense. Em 2015, foram outras nove. Em 2014, conquistou um título geral, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares. Em 2013, o time municipal obteve um título geral, um vice-campeonato e um terceiro lugar. Em 2012, um ouro e uma prata. Em 2011, a equipe de xadrez de Praia Grande faturou cinco troféus (três ouros, uma prata e um bronze). Em 2010, três ouros, uma prata e dois bronzes. Em 2009, um segundo e um terceiro lugares. Em 2008, uma taça de campeão e uma de vice-campeão.
Escolar – Em março, no Ginásio do Colégio Pedro II, em Santos, a equipe de xadrez de Praia Grande participou da primeira etapa do Torneio Metropolitano Escolar, regido pelo Clube de Xadrez de Santos. Na categoria infantil (13 e 14 anos), João Paulo Amorim Agrela (Colégio Objetivo Praia Grande) ficou com a medalha de bronze. Gabriel Estevão Rodrigues (Objetivo PG) terminou na 11ª posição.

Na última temporada, no Campeonato Brasileiro – Festival Nacional da Criança (Fenac), na sub-14, João terminou em oitavo lugar e Gabriel terminou em 34º lugar. No Campeonato Brasileiro Escolar, João terminou na 20ª colocação e Gabriel na 26ª. No Campeonato Paulista Escolar, Gabriel e João obtiveram as quinta e sexta posições, respectivamente. No Circuito Regional Escolar, terminaram na quinta e sétima colocações.
Polo – A Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande disponibiliza gratuitamente para os munícipes polo de iniciação de xadrez. A modalidade é recomendada para todas as idades, mais precisamente para as crianças, pois estimula o raciocínio e o desenvolvimento intelectual. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão).

Para participar da atividade, os interessados devem se inscrever no local dos treinamentos (Fábrica do Esporte). Os menores de 18 anos precisam apresentar, além do próprio documento de identidade, autorização do responsável. Os materiais para a prática da modalidade são disponibilizados pela SEEL. Os ensinamentos são conduzidos pela técnica desportiva pedagógica Rosângela Domingos de Andrade Coelho.

Deixe uma resposta