Caravana ID Jovem lança projeto em PGEncontro ocorreu na sexta-feira (24), no Bairro Boqueirão


Caravana ID Jovem lança projeto em PG
Encontro ocorreu na sexta-feira (24), no Bairro Boqueirão
27/3/2017

Mais de 100 pessoas participaram do lançamento do Identidade Jovem (ID Jovem) na Baixada Santista, nesta sexta-feira (24) em Praia Grande. A apresentação ocorreu na sede da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), localizada na Rua Xavantes, 51, no Bairro Tupi. A apresentação foi ministrada pelo subcoordenador do Comitê de Articulação Política e coordenador do ID Jovem da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Samuel Coelho de Oliveira, para representantes dos noves municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Lançado em 2016 pelo Governo Federal, o programa vai atender jovens (15 a 29 anos) que recebam renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.874,00) independentemente de ser estudante ou não. Para ter direito ao benefício, o jovem também precisa estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal), e ter o número do NIS (Número de Identificação Social), que está no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.

Entre os benefícios está a meia-entrada para eventos artístico-culturais e esportivos, além de gratuidade ou desconto em viagens interestaduais de ônibus. São disponibilizadas duas vagas com 100% de desconto e outras duas com 50% de desconto em cada viagem das empresas de transporte.

De acordo com o palestrante Samuel Oliveira, o objetivo da Caravana ID Jovem é fazer o lançamento do projeto e capacitar os atores sociais por todo o país. “Nosso principal objetivo é garantir mais assistência social à população jovem de Baixa Renda e, através do programa do Governo Federal, conseguimos garantir que esse jovem tenha acesso à cultura, lazer e entretenimento”.

O coordenador de programas para Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Wilson Carlos Costa dos Santos, afirmou que o número de adeptos ao programa na região ainda é baixo e, por isso, em parceira com o Governo Federal, um dos locais escolhidos para o lançamento do programa no Estado foi a Baixada Santista.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude e coordenador da Câmara Temática de Políticas de Juventude, Augusto Schell, o ID Jovem busca tornar a juventude protagonista de sua história e para isso é necessário que tenha acesso à cultura, turismo e lazer. “Nós trabalhamos em prol do jovem, principalmente com aqueles que estão em maior vulnerabilidade social e esse programa vai ajudar muito que o jovem conheça novos lugares, possa ir ao cinema, estádio de futebol”.

A dirigente regional de Ensino de São Vicente Regina Cátia Spada Lourenço Santos foi uma das pessoas que receberam a capacitação para trabalhar na divulgação do programa na região. De acordo com Regina, uma das principais questões do programa é mobilidade. “Esse programa vai ajudar na movimentação na busca dos seus sonhos. O jovem vai ter acesso a ações culturais, esportivas e isso é muito importante para que está em condição de baixa renda”.

Jovens- O estudante Victor Pereira, de 17 anos, gostou bastante do programa mesmo não estando incluindo nele. “Sei que ele vai beneficiar bastante jovens que antes não tinham como nos eventos, isso é muito legal.”

O também estudante Matheus Rocha, de 17 anos aprovou a iniciativa do Governo Federal para com esse projeto muitos jovens ampliaram seus conhecimentos culturais.

O cadastro é feito pelo computador ou pelo aplicativo de celular, e a identidade é totalmente virtual. O site é: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. O aplicativo pode ser baixado no Google Play procurando ID Jovem.

Deixe uma resposta