Praia Grande tem opções de lazer além da praia

Foto: Danilo Almeida
Foto: Danilo Almeida

Cidade oferece alternativas de passeio e programas culturais
13/12/2016 | Lorena Flosi , MTB: 40.295

Nem só de seus mais de 20 quilômetros de orla vive o Município de Praia Grande. O investimento na área de Cultura e Turismo tem feito do Município uma ótima opção para quem busca belos passeios ao ar livre ou mesmo um tour por exposições e pelo belo Palácio das Artes. Com 16 mil m², o centro cultural é o maior da Baixada Santista, e abriga em seu prédio dois teatros, um museu e uma galeria de artes.

É na Galeria Nilton Zanotti que atualmente está aberto à visitação o XXIII Salão de Artes Plásticas de Praia Grande. Com entrada gratuita, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande é um dos mais tradicionais do País, e considerado um dos mais importantes. A visitação possui monitoria especializada, e pode ser feita de terça-feira a sábado, das 14 às 17h30, até o dia 19 de janeiro.

Ainda dentro do prédio, vale a visita ao Museu da Cidade. O único museu de cidade da Baixada conta, através de recursos interativos, a história de uma das cidades mais jovens do nosso litoral. São vídeos com depoimentos dos moradores mais antigos, alguns vindos das famílias que emanciparam a Cidade. Nos monóculos gigantes – uma referência à década de 80, quando a Cidade passou por um “bum” de turismo – fotografias curiosas de banhistas se refrescando nas décadas de 50, 60 e 70, no então tranqüilo e quase inacessível balneário.

Para quem prefere passeios ao ar livre, Praia Grande oferece ainda opções de local para pesca e passeios de barco na Área de Lazer Ézio Dallacqua, apelidada carinhosamente de Portinho. Ali, é possível aproveitar os quiosques com estrutura de churrasqueira para uma tarde agradável com a família, enquanto as crianças aproveitam as quadras poliesportivas à disposição. Também é possível conhecer a área de mangue que circunda a Cidade em um agradável passeio de barco.

O Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde oferece um parque infantil completo, com escorregadores, gangorras, casinhas e diversos brinquedos para entreter as crianças por toda uma tarde. Aos fins de semana é comum ver famílias fazendo piquenique nos gramados enquanto as crianças aproveitam os parques e áreas destinadas a caminhadas, patins e bicicleta. O espaço oferece ainda equipamentos de ginástica para adultos e melhor idade.

Durante a temporada de verão, o projeto Estação Verão ocupa seis pontos diferentes da orla de Praia Grande, atividades esportivas, aulas de dança e oficinas culturais para quem quer mesmo é ficar na areia. À noite, as tendas se transformam em pista de dança com música ao vivo, sempre privilegiando os artistas da região.

Com tantas opções de lazer gratuitas fica fácil entender porque Praia Grande é a principal escolha de turistas no Estado de São Paulo. Classificada na categoria A pelo Ministério do Turismo dentro do seleto grupo de 51 cidades de todo País com maior importância turística, Praia Grande oferece hoje opções de lazer acessíveis e programações gratuitas de qualidade, acolhendo a todos que buscam na Cidade seja o descanso merecido após um ano inteiro de trabalho, seja diversão para jovens, adultos e crianças.

Palácio das Artes – Praia Grande.
Av. Pres. Costa e Silva, nº 1600 – Boqueirão
Entrada Gratuita
Informações: 3496-5721

Exposições

“Praia Grande: do Passado ao Presente” – A exposição, que fica no Museu da Cidade abriga fotos e documentos de Praia Grande desde a época da emancipação. Destaque para os monóculos gigantes, que convidam o visitante para uma viagem no tempo. O Museu da Cidade fica no Palácio das Artes e a visitação acontece de terça a sábado, das 14 às 17h30, gratuitamente. Informações pelo telefone 3496-5708.

23º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande
Galeria Nilton Zanotti
Visitação gratuita de 16 de novembro a 19 de janeiro
De terça-feira a sábado, das 14 horas às 17h30
Agendamento para visitação de grupos com monitoria: 3496-5715

Passeios

Fortaleza Itaipu – Construída em 1902, marca o nascimento de Praia Grande e possui muitas espécies da Mata Atlântica. Do local é possível visualizar toda a baía de Santos. Os passeios são agendados através do telefone 3473-2511. A Fortaleza fica na Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte.

Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho) – Grande complexo de diversão para toda a família, o Portinho possui quiosques, churrasqueiras, quadras poliesportivas, playgrounds, espaço para pesca e aluguel de barcos, tudo às margens do Mar Pequeno. Funciona todos os dias com entrada gratuita.

Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde – Excelente opção para quem quer cuidar do corpo, patinar ou simplesmente passar uma tarde com amigos e família. O parque possui quiosques, playgrounds, bosque e sanitários. A entrada é gratuita e o Parque fica ao lado do Terminal Tude Bastos. Acontece na próxima sexta-feira (11), às 20 horas, na Galeria Nilton Zanotti, a abertura oficial do 23º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande. Aberta à população, a cerimônia não só apresenta as 62 obras selecionadas para esta edição, como também premiará os artistas destaque da mostra, com primeiro, segundo e terceiro lugares, além de menções honrosas caso o júri determine. A escolha dos vencedores ocorre também na sexta-feira (11), ao longo dia.

Deixe uma resposta