Alunos de PG são premiados pela Marinha

44601
Eles venceram a etapa regional no concurso de redação da Operação Cisne Branco
13/12/2016 | Priscila Sellis , MTB: 31.003

Dois alunos de Praia Grande foram premiados na manhã de segunda-feira (12) pela Marinha do Brasil, em evento realizado na Capitania dos Portos em Santos. Os estudantes praia-grandenses Maria Ivamar de Oliveira Nascimento e Isaias de Souza Menezes garantiram o 1º lugar regional em duas das três categorias do concurso literário da Marinha do Brasil, denominado Operação Cisne Branco. A aluna Maria, inscrita pela EM Albert Einstein, venceu na Categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o estudante Isaias, inscrito pelo projeto Navega SP, foi o vencedor regional da categoria Ensino Médio. Na categoria Ensino Fundamental, a vencedora foi uma aluna de Santos. Cada um ganhou um tablet. Durante a cerimônia também foi celebrado o Dia do Marinheiro.

Para concorrer na competição literária Operação Cisne Branco, os estudantes dissertaram sobre o tema “A Importância da Marinha do Brasil para a Sociedade”. Uma das finalidades do concurso é divulgar as ações das Forças Armadas Náuticas. “A sociedade precisa saber das atribuições da Marinha e o concurso é uma forma de divulgar nossas atividades e fomentar a mentalidade marítima junto à sociedade”, destacou o Capitão dos Portos, comandante Pinheiro Carvalho.

Antes de fazer a redação, os estudantes conheceram (por meio de vídeos e explanações) projetos como a Amazônia Azul, a nova estação brasileira na Antártica, além do atendimento às famílias ribeirinhas no Rio Amazonas, na região norte. O aluno Isaías se surpreendeu com o que aprendeu sobre as Forças Armadas Náuticas. “Eu percebi que a Marinha exerce um papel muito importante para a sociedade, além do que eu imaginava. Eu não tinha a menor idéia de todas essas ações executadas e fiquei muito surpreso. Estou feliz de conhecer esse trabalho e mais ainda por ter sido premiado”.

A aluna Maria Ivamar, da turma de 1º ano do Ensino Médio da EJA, da EM Albert Einstein, estava muito feliz com a premiação. “Fiquei surpresa com a premiação e com a atenção que a Marinha dá aos ganhadores. Foi um prazer e um privilégio participar de tudo isso e eu estou muito feliz”.

Esta foi a primeira vez que o concurso contou com a Categoria EJA, implantada este ano a pedido da Secretaria de Educação de Praia Grande. “Os alunos da EJA são tão capazes quanto os do Ensino Regular e temos de estimulá-los e dar a eles a oportunidade de participar de avaliações, concursos e oportunidades desse gênero. Por isso, solicitamos a participação da EJA”, ressaltou a diretora da Divisão de Ensino Fundamental, Fernanda Portella.

Presente na solenidade, a subsecretária de Gestão Pedagógica da Seduc, Cida Cubília, concluiu: “Nossos alunos estão despontando e se destacando. Isso é resultado de todo um trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Praia Grande”.

Deixe uma resposta