Praia Grande conta com 76 equipes do Programa Saúde da Família

Foto: MARCELO GUEDES
Foto: MARCELO GUEDES

Investimento na área da Saúde está entre as principais prioridades do Município
6/12/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande conta com uma estrutura na Atenção Básica que beneficia diretamente os pacientes atendidos. Ao longo dos últimos anos a Cidade aumentou o número de profissionais que integram o Programa Saúde da Família (PSF). Atualmente, são 76 equipes que desenvolvem atendimentos nas unidades de Saúde da Família (Usafas) e Muticlínicas.

A Atenção Básica é considerada porta de entrada do sistema municipal de saúde responsável por atendimentos primários que evitam procedimentos de urgência, emergência e hospitalares através de acompanhamento médico com consultas. Mensalmente, uma média de 40 mil pacientes são atendidos nas residências ou nas unidades.

Somente em 2016, a Cidade já inaugurou seis novas Usafas. A entrega desses equipamentos propiciou a criação das equipes do Saúde da Família. De acordo com o planejamento estipulado pela Sesap, outras seis equipes do PSF deverão ser implantadas nos próximos meses, atingindo 82 no total.

Além das novas Usafas e equipes, outros destaques das ações desenvolvidas ficam por conta da ampliação e revitalização de unidades já existentes e, abertura de cinco concursos com vagas para o setor. A Sesap também aderiu aos programas Mais Médicos e de Residência Médica atraindo novos profissionais para trabalharem no Município.

Academias de Saúde – Outra importante marca deste processo de investimentos na Atenção Básica foi a entrega de nove Academias de Saúde. As unidades buscam incentivar a prática de atividades físicas com acompanhamento de um profissional.

As inscrições estão abertas para munícipes interessados em participar das atividades físicas nas Academias de Saúde. O cadastro deve ser feito nas Usafas que contam com este equipamento. Basta apresentar cópia da identidade e comprovante de residência.

As nove Academias de Saúde da Cidade que estão em área anexa as Usafas são: São Jorge, Antártica, Samambaia, Ocian, Aloha, Santa Marina, Maracanã, Esmerada II e Melvi.

Deixe uma resposta