Centro de Especialidade em Reabilitação homenageará Joanna Imparato

44566
Previsão é de que a obra seja entregue em janeiro de 2017
7/12/2016 | Paola Vieira, MTB: 43.705

O Centro de Especialidade em Reabilitação (CER) deverá se chamar Joanna Imparato, iniciativa em homenagem à mulher, que na década de 90, fez a doação da área para o Município. A previsão da Administração Municipal é que a obra seja entregue em janeiro de 2017.

O terreno onde está sendo erguido o CER tem aproximadamente 3 mil metros quadrados e está localizado na esquina da Rua 1° de Janeiro com a Avenida Roberto de Almeida Vinhas, no Bairro Mirim. O espaço já abrigou o Lar dos Idosos, que hoje atende em outra área no mesmo bairro e conta com uma ala com o nome de Joanna.

O CER é um moderno e importante equipamento na área de saúde que atenderá pacientes de diversas faixas etárias que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

Os serviços realizados atualmente no Núcleo Henry serão transferidos para a nova unidade.
Alguns atendimentos disponibilizados no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) também terão encaminhamento para o CER. O Centro Especializado em Odontologia (CEO) ficará em área anexa ao equipamento que está sendo construído.

Além de reforçar as Especialidades Médicas, outro objetivo da construção do CER é suprir a demanda existente, principalmente dos deficientes temporários, vítimas de acidentes com a atuação de uma equipe multidisciplinar em avaliações integradas.

De acordo com a presidente do Primado do Brasil – Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil, Maria Aparecida Naléssio, da qual Joanna Imparato foi presidente, a doação simboliza a ligação de Joanna com o Município. “Estamos muito honrados com esta homenagem. Joanna frequentava Praia Grande antes de sua emancipação, faz parte da história da cidade e da tradicional festa de Iemanjá. Muitas vezes as pessoas não valorizam nossa religião por falta de conhecimento, sofremos com o preconceito, a doação é de nossa religião e nos sentimos felizes com este reconhecimento”.

Joanna Imparato nasceu no dia 10 de abril de 1940, na cidade de São Paulo. Dedicou sua vida à religião sendo integrante da diretoria, sacerdotisa e presidente da Associação Espírita Luz e Verdade Tupã Óca do caboclo Arranca Toco, desde 1957. Já na década de 50, visitava constantemente Praia Grande frequentando os festejos de Iemanjá. Na década de 90 doou o terreno para a Prefeitura de Praia Grande construir o Lar dos Idosos São Francisco de Assis, hoje localizado na rua que também leva seu nome. Faleceu no dia 8 de outubro de 2000.

Dados – O CER terá espaços amplos, climatizados e adaptados às necessidades dos atendidos. São salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento. Outros destaques ficam por conta do refeitório, horta, áreas de convivência, específica de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca.

Um diferencial do projeto praia-grandense ficará por conta da implantação da sala de Atividade de Vida Prática. O local possuirá equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão, armários. Toda essa estrutura para oferecer aos atendidos autonomia nos afazeres diários.

Deixe uma resposta