Campanha Fique Sabendo realiza mais de 700 testes

Foto: AMAURI PINILHA
Foto: AMAURI PINILHA

Atividades foram coordenadas pelo Programa DST/AIDS/Hepatite
5/12/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande divulgou os números da Campanha Fique Sabendo de 2016. A ação, que ocorreu de 25 de novembro até 1º de dezembro, totalizou 738 testes de HIV e sífilis realizados durante o período. Os trabalhos na Cidade foram coordenados pela equipe do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatite.

As ações deste ano tiveram como meta atingir um público específico: manicures e pedicures, podólogas e outros profissionais das áreas de saúde e estética. Para tanto, um esquema especial foi montado e testes também foram desenvolvidos nos locais onde estes profissionais atuam.

A parte voltada à conscientização também mereceu destaque. Material informativo com dados, dicas de prevenção e tratamentos relacionados às doenças foi distribuído. Este trabalho também teve como foco nas unidades de Saúde do Município.

A recomendação do Programa Municipal é para que todos que tenham uma vida sexual ativa usem o preservativo. O procedimento deve ser o mesmo também nas relações sexuais estáveis. Esta é a forma mais segura de evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Testes – O interessado em fazer o teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C deve se dirigir à nova sede do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites, localizada na Rua Cidade de Santos, nº 89, Bairro Boqueirão, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, com RG e cartão SUS. Não é necessário agendamento, nem estar em jejum.

Nova sede – A estrutura da nova sede do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites impressiona. O primeiro andar é destinado aos atendimentos. Todos os consultórios e salas de atendimento individual estão concentrados neste espaço. Destaque para a implantação das salas de odontologia, ginecologia, vacina, coleta, medicação e área para repouso.

Já a área voltada ao corpo administrativo fica no segundo andar. O local conta com ampla sala para reuniões dos profissionais da unidade, espaços específicos para coordenadoria e técnicos, além de banheiros e refeitório. Os arquivos dos pacientes também estão neste local.

Todos os ambientes receberam revisão elétrica e hidráulica, colocação de pisos e revestimentos e pintura geral. Um dos principais destaques diz respeito à climatização de todos os setores. O diferencial é o sistema de renovação do ar, que possui um duto de ventilação que percorre todo o primeiro andar. Existem lavatórios em todos os consultórios também.

Deixe uma resposta