Conviver São Jorge festeja primeiro ano de atividades

44550
Local oferece atividades físicas e de lazer para maiores de 50 anos
2/12/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143

No dia 5 de dezembro, a unidade São Jorge do Programa Conviver, localizada no Bairro Antártica, faz um ano de atividade e para festejar, frequentadores funcionários e convidados realizaram uma festa na sexta-feira (2), com direito a bexigas, vídeo de retrospectiva e bolo. Atualmente, o local atende a 270 pessoas e ainda tem vagas disponíveis. Entre as atividades oferecidas, voleibol adaptado, ginástica e técnicas orientais.

Uma das frequentadoras do local é a professora de educação física aposentada, Marli Braz Fortin, de 57 anos, que incentivou o marido a frequentar as atividades, pouco tempo depois que conheceu o local. “Moro na Cidade há 3 anos, aqui é muito acolhedor, tem muitas atividades para a Melhor Idade. Todo dia me desloco do Solemar até esta unidade para fazer aulas de voleibol adaptado e ver minhas amigas. Compensa”.

O aposentado, José Erotildes da Silva, de 68 anos, também frequenta a unidade diariamente e faz aulas de volei. “Nunca tinha feito atividades físicas antes. Estou adorando”.
Para a diretora do Conviver São Jorge, Josiane Ragonha, foi um ano desafiador e muito satisfatório. “Foram 365 dias de trabalho bem próximo da comunidade. Meu maior desafio nesse período foi quebrar a timidez da população do entorno para que viessem conhecer o serviço”.

Para o diretor de Programas Especiais da Secretaria de Promoção Social, José Carlos de Souza, o Conviver é mais um equipamento que a sociedade deve aproveitar. “É dever do gestor público investir em serviços para a comunidade. Só que quando se faz um equipamento que os moradores não aproveitam, é ruim. Aqui é diferente, um sucesso desde que nasceu. Essa é a nova política da administração, levar os serviços para onde existe maior demanda”.

Creche do Idoso – O Conviver São Jorge também oferece o serviço de Centro Dia, onde os idosos podem ficar durante todo o dia para que seus familiares possam trabalhar. Em Praia Grande, o serviço que originou este atendimento ficou conhecido como Creche do Idoso. Em relação a este atendimento, todas as vagas disponíveis estão ocupadas.

Atendimento – Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos.

Atualmente são sete unidades, nos bairros Boqueirão, Caiçara, Ocian, Samambaia, Antártica, Sítio do Campo e Guilhermina, onde são oferecidos entretenimento e atividade física. Cerca de 4 mil pessoas frequentam o Conviver. O programa será ampliado e outras duas unidades serão inauguradas no ano que vem.

Deixe uma resposta