Festejos de Iemanjá têm início neste sábado (3)

Foto: Alexandra Giulietti
Foto: Alexandra Giulietti

Evento mais tradicional do Estado acontece nos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro
1/12/2016 | Lorena Flosi , MTB: 40.295

A área em frente à estátua de Iemanjá, no bairro Mirim, deve receber milhares de visitantes no próximo sábado, às 20 horas, quando acontece a abertura oficial dos festejos de Iemanjá. Para este primeiro período de celebração à Rainha do Mar (as homenagens também acontecem no próximo fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro) são esperados mais de 100 mil visitantes, entre religiosos e turistas, que vêm ao Município prestar suas homenagens à Iemanjá e contemplar as cerimônias religiosas, que acontecem ao longo de um trecho de quase 4 quilômetros de praia.

Ao todo, mais de 500 templos se inscreveram para os festejos, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), responsável pela organização e disciplinamento do evento, contabiliza mil veículos cadastrados, entre vans, ônibus, microônibus e carros de passeio. As secretarias de Trânsito (Setran), Segurança (Seasp), Serviços Urbanos (Sesurb) e Educação (Seduc), além da Sectur, montaram um grande esquema em conjunto para receber os visitantes. “Além de trabalharmos para que haja uma fiscalização cada vez mais rígida, garantindo o conforto e segurança de moradores e visitantes, neste ano, o evento contará com 60 banheiros químicos ao longo do trecho de quase três quilômetros destinado ao evento, superando a média de um banheiro masculino e outro feminino a cada 200 metros”, enumera o coordenador de eventos da Sectur, Adelino Souza Junior. Além dos banheiros, foram solicitados 20 pontos de água e 15 pontos de energia elétrica ao longo do trecho onde ocorrerão as homenagens.

O posto da Escolinha de Surf da Seduc, no Maracanã e o Posto de Informações (PIT) da Sectur, na Avenida dos Sindicatos, funcionarão como centros de informações, orientando visitantes que tenham dúvidas quanto à organização e estrutura do evento. Para garantir estrutura adequada, a Prefeitura oferece às entidades religiosas envolvidas todo o equipamento de sonorização necessário para a abertura oficial dos festejos, que deve contar com cânticos religiosos e oferendas. Um palanque também será montado em frente à estátua de Iemanjá, para as apresentações necessárias.

Trânsito – Durante todo o período de festejos, das 7 da manhã de sábado (3) até as 17 horas de domingo (4), a Avenida Presidente Castelo Branco ficará interditada, da altura da Rua 23 de maio até a 1º de Janeiro, ficando a Rua 9 de julho e Avenida Presidente Kennedy como rotas alternativas sinalizadas. Durante todo o tempo de interdição, a Secretaria de Trânsito (Setran) manterá agentes no local para orientação e apoio.

Segurança – Para garantir a segurança dos participantes, o Município conta com um efetivo da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). A dica é evitar levar crianças ao evento, mas caso seja inevitável, o ideal é mantê-las com identificação visível, com nome do responsável e telefone de contato.

Os preparativos para o evento fazem parte de uma série de ações da Prefeitura para o fomento à produção cultural do Município e democratização do acesso à cultura, contempladas no eixo Cidade Feliz, do plano de metas Avança PG para os anos de 2014 a 2016. “A festa é um dos mais importantes eventos religiosos da Região. E, apesar de ser realizada por adeptos dos cultos de matrizes africanas, espíritas, espiritualistas e umbandistas, é aberta ao público em geral. É uma manifestação cultural muito bonita e emocionante”, finalizou Souza Junior.

Deixe uma resposta