Habib’s Boqueirão promove festa na Casa de Estar

Foto: AMAURI PINILHA
Foto: AMAURI PINILHA

Objetivo é conscientizar munícipes e comerciantes sobre a necessidade de dar atendimento correto aos moradores de rua
29/11/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143

Com o objetivo de resgatar a pessoa da rua ao invés de alimentar e deixá-la nesta condição, a lanchonete Habib’s do Bairro Boqueirão se uniu com a Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira e promoveu uma festa na tarde desta segunda-feira (28). Funcionários da lanchonete levaram diversos pratos do cardápio para o evento, que teve ainda corte de cabelo gratuito, música ao vivo e festa para os aniversariantes do mês.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento, alguns ainda em situação de rua, outros que residem no abrigo municipal. A ideia é realizar estes encontros periodicamente e incentivar ações conscientes junto à população de rua, principalmente por parte dos comerciantes.

Segundo a proprietária da lanchonete, Sandra Giannetto, é comum os colegas comerciantes da região onde trabalha reclamarem do comportamento dos moradores de rua, que deixam restos de comida por todos os lados, emporcalhando as calçadas e incomodando os possíveis clientes, que acabam se afastando. “O problema é que muitos acabam levando comida para estas pessoas e essa situação se torna cômoda. Eles precisam de uma nova chance para se reestabelecer na vida e sair desta condição. O caminho correto são locais como a Casa de Estar. É aqui que devemos ajudar, para que eles busquem o caminho correto e saiam das ruas”.

O mesmo raciocínio é defendido pela diretora do Atendimento Especial Adulto e Idoso, da Secretaria de Promoção Social de Praia Grande, Vânia Gimenes. “O trabalho realizado nos últimos anos pelo município inclui até a o serviço de busca ativa. Nós percorremos as ruas convidando estas pessoas para receberem atendimento, mas algumas não querem, pois sentem-se acomodadas, preferem uma vida sem regras nas ruas”.

Vânia destaca ainda que enquanto muitas pessoas se mobilizam para entregar sopas, roupas e outros itens na rua, achando que estão ajudando, na verdade estão mantendo uma situação que se torna cada vez mais insustentável.

Festa – A data do evento foi escolhida por ser o Dia Mundial de Ação de Graças, um momento de agradecer por tudo o que foi conquistado ao longo do ano.
Acostumado a perambular pelas praias da Cidade para vender seu artesanato, Diego Roberto Lopes Correa, de 34 anos, aproveitou o evento para garantir o corte gratuito do cabelo. “É um belo dia de Ação de Graças, faz tempo que eu não tinha a oportunidade de comer um lanche do Habib’s, cortar o cabelo, dar risada… Estou feliz”.

Casa de Estar – A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, no Bairro Vila Sônia, é um local para acolhimento de moradores de rua, onde eles encontram local para dormir, tomar banho e se alimentar. Lá, eles são encaminhados para os serviços sociais do Município, que procuram reinseri-los à sociedade. A Casa de Estar conta com um serviço de Busca Ativa, que vai ao local e conversa com os moradores para que aceitem ajuda.

Vale ressaltar que o local não é uma casa de internação. Não é possível obrigar o morador de rua a receber o atendimento. Os acolhidos precisam aceitar a ajuda espontaneamente. O telefone de contato da Casa de Estar é 3596-6595.

Deixe uma resposta