PIC Real apresenta mitologia grega em espetáculo no PDA

44488
Principais artistas da noite foram alunos dos cursos da unidade social
24/11/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143

Com apresentações em homenagem à mitologia grega, o PIC Real levou cerca de 500 espectadores para assistirem a Mostra Cultural da unidade, realizada nesta quarta-feira (23), no Palácio das Artes. Pais, mães e familiares vibraram com a apresentação dos filhos. Um momento para guardar na memória de cada um e do celular também.

Foi assim que o supervisor de loja, Crys Robson Izidoro de Souza registrou a primeira apresentação de dança do ventre da filha de 8 anos. As mãos trêmulas mal conseguiam segurar o celular enquanto gravava os movimentos da menina. Um momento que todo pai ou mãe já passou com o filho. “Não tenho palavras para descrever a emoção. Estou muito feliz e orgulhoso de prestigiar esse momento. Para mim é a mais linda entre todas que estão no palco”.

Os mesmos passos do papai coruja foram seguidos por centenas de pessoas que foram prestigiar os alunos. A cada apresentação, dezenas de celulares eram acionados para registrar cada segundo das atrações.

Ao longo de todo o evento, diversos Deuses gregos foram homenageados. Antes de cada apresentação, uma breve dissertação sobre o que representava cada um desses seres divinos. Afrodite, Zeus, Eros, Apolo, Demétria, Dionísio, Pam, Hércules, Athena e muitos outros foram homenageados pelos cerca de 250 alunos.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, uma forma criativa de realizar a apresentação. “Achei muito legal, houve uma preocupação em estudar e se aprofundar no tema. Acredito que muitos dos que se envolveram com a apresentação aprenderam coisas que não sabiam sobre a Mitologia Grega”.
De acordo com a diretora do PIC Real, Adriana Lucas, a meta deste ano era inovar.
“Queríamos fazer algo diferente, que nunca foi explorado nas mostras culturais do PICs e Cafes. A ideia era despertar a atenção das pessoas ao falarmos de história, cultura e crenças. No mundo moderno em que vivemos, muita gente desconhece mitologia”.

Mostra Cultural – Anualmente os alunos dos cursos das unidades sociais são convidados a se apresentarem no Palácio das Artes. Cada grupo de dança ou esportivo cria uma coreografia dentro da sua área. Na plateia, pais, mães e amigos são convidados a prestigiarem os alunos.

Serviços – Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes um programa piloto, o PIC passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Cafe – As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.

Deixe uma resposta