Mais de 250 pessoas participam da última consulta pública

Foto: MARCELO GUEDES
Foto: MARCELO GUEDES

População teve acesso ao conteúdo que será avaliado pelos vereadores
23/11/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143

A noite da última terça-feira (22) foi de extrema importância para os moradores de Praia Grande. Ao todo, 253 deles compareceram à última audiência pública para revisão do Plano Diretor (2017-2026) do Município.

Diversos setores envolvidos com a elaboração do plano também participaram do encontro. Foi mais uma oportunidade de a população tomar conhecimento das propostas e sugerir outras, antes que a minuta de Lei seja enviada para a Câmara Municipal. O Plano Diretor organiza o crescimento da Cidade e deve entrar em vigor em 2017.

A audiência foi realizada na Colônia de Férias do Centro de Lazer da Família Metalúrgica de São Paulo e Mogi das Cruzes, no Bairro Mirim. Logo na entrada, painéis com todas as propostas elaboradas até o momento foram colocados à disposição da população para que pudesse consultar os assuntos propostos em encontros anteriores e que foram inseridas no plano. Também foram expostos painéis, contendo imagens das oficinas de consulta públicas, realizadas de 2013 a 2014.

Segundo o secretário de Planejamento de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, as propostas foram agrupadas por semelhança. “Com base nas sugestões da população, conseguimos condensar os assuntos tornando assim as sugestões mais diretas, objetivas. Diversas propostas foram unidas e se transformaram em políticas de crescimento para o Município”.

O secretário destacou também o trabalho dos envolvidos durante todo o processo de revisão do Plano Diretor. “Gostaria de agradecer o empenho de todos os funcionários que trabalharam conosco nos últimos anos, durante a realização das oficinas, das audiências. Sem eles não poderíamos ter feito este processo de maneira tão democrática”.

O prefeito Alberto Mourão também compareceu ao evento e junto com a população participou das discussões dos temas expostos durante a audiência. Mourão também falou sobre a importância de atender as necessidades de crescimento, sem jamais descuidar dos impactos e benefícios que cada medida pode provocar.

Ele fez uma análise a respeito da participação e contribuição dos moradores e considerou a interação muito boa, devido a forma como foi realizado o processo e revisão do Plano Diretor. “Ultimamente, venho percebendo que há um distanciamento da sociedade e das instituições nas discussões dos assuntos que interferem na vida de todos. O poder público facilitou a participação das pessoas levando a discussão aos bairros e a população compareceu”.

Plano – O processo de elaboração do Plano Diretor (2017-2026) começou em 2013. O Município abriu oportunidade para que a população participasse das discussões do Plano Diretor. Ao longo de dois anos, 21 encontros foram realizados em escolas de diferentes bairros, para que todos pudessem opinar. Mais de 3.500 pessoas se inscreveram e cerca de 1.000 propostas foram elaboradas.

No começo de 2016, outras cinco consultas públicas foram realizadas no Palácio das Artes. Cerca de 2.800 pessoas participaram destas audiências preparatórias. O resultado de todas essas consultas gerou uma proposta que foi apresentada na audiência.

Site – A população pode consultar no site da Prefeitura todo o material sobre a revisão do Plano Diretor. Basta acessar www.praiagrande.sp.gov.br e clicar no banner ‘Revisão do Plano Diretor”.

Deixe uma resposta