Conviver e Usafa Samambaia se unem em prol do Novembro Azul

Foto: AMAURI PINILHA
Foto: AMAURI PINILHA

Objetivo é informar e conscientizar homens sobre a prevenção ao câncer de próstata
21/11/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143

Nesta segunda-feira (21), os frequentadores do Conviver Samambaia e da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Samambaia se uniram para distribuir conhecimento aos homens do bairro. Pela manhã, uma caminhada nas ruas e à tarde, uma palestra no Conviver. Estas foram as formas usadas para divulgar informações sobre a prevenção ao câncer de próstata, principal objetivo da campanha temática Novembro Azul.

Durante a palestra, as enfermeiras da unidade explicaram para os convidados quais os principais sintomas da doença que atinge especialmente os homens que já passaram dos 40. Aproximadamente 50 homens e mulheres participaram.

De acordo com a diretora do Conviver Samambaia, Marta Elisa Panarielo, é importante que as mulheres também tenham conhecimento sobre o tema para que o levem para os homens que conhecem. “Às vezes, os homens têm certo receio de buscar informação sobre o câncer de próstata e suas companheiras podem levar esse conhecimento a eles”.

Caminhada – Pela manhã, cerca de 70 pessoas percorreram as ruas do Bairro durante a Caminhada do Novembro Azul. Com roupas e balões na cor da campanha, homens, mulheres e até crianças percorreram ruas do Samambaia repassando informações sobre a prevenção do câncer de próstata.

A programação especial para o Novembro Azul continua nas unidades do Programa Conviver.
No Conviver Caiçara (Rua Maria Antunes Navarro, esquina com a Rua São Domingos. Telefone 3594-7497) os participantes e a comunidade são os convidados de uma palestra que ocorrerá na quarta-feira (23), às 8h30. Em seguidah o grupo sai em caminhada pelas ruas do Bairro. Os eventos serão realizados em parceria da Usafa Caiaçara.

Na unidade do Bairro Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco. Telefone 3496-5060), quinta-feira (24), às 9h, acontecerá a “Caminhada Azul”, em parceria com a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Forte. O evento é aberto a população.
No Conviver Guilhermina (Rua Praia dos Sonhos, nº 245. Telefone 3496-5058), o Novembro Azul será na terça-feira (29), às 8h30, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Boqueirão. Será realizada uma caminhada e logo depois uma conscientização sobre câncer de próstata por enfermeiras. O evento é aberto a toda a população.

No Conviver São Jorge (Rua João Batista de Siqueira, nº 130, Bairro Antártica. Telefone 3496-5048), a Caminhada Azul será realizada na terça-feira (22), a partir das 9h. Em parceria com a Usafa São Jorge, o grupo vai percorrer as ruas do bairro com o objetivo de chamar a atenção os homens para prevenir o câncer de próstata.

Atendimento – Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos.

Atualmente são sete unidades, nos bairros Boqueirão, Caiçara, Ocian, Antártica, Sítio do Campo, Samambaia e Guilhermina, onde são oferecidos entretenimento e atividade física. Mais de 7 mil pessoas já se inscreveram no Conviver. O programa será ampliado e outras unidades serão inauguradas no ano que vem.

Deixe uma resposta