Aluna de PG representa Baixada Santista nas Olimpíadas de Língua Portuguesa

44444
Isabelly da Silva está entre os 38 finalistas da competição literária
17/11/2016 | Daniel Elias, MTB: 59.233

A aluna Isabelly Cardoso da Silva e a professora de língua portuguesa Marta Karolina Rangel Kolonko representam a Baixada Santista na fase final da 5ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A dupla praia-grandense, da EM José Júlio Martins Baptista (Bairro Sítio do Campo), concorrem com outros 37 textos, na categoria crônicas. O anúncio dos cinco vencedores ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, durante evento que será realizado em Brasília (DF).

Nesta quarta-feira (16), a equipe técnica da unidade escolar reuniu os estudantes para homenagear a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental e a professora. A solenidade contou com a presença da subsecretária de Gestão Pedagógica, Maria Aparecida Cubília, da diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Marilena Ferreira, e do chefe da Seção de Ensino Fundamental e Médio, Israel Batista de Oliveira.

Durante a homenagem, Isabelly compartilhou com os demais colegas da escola como foi a experiência vivenciada em Porto Alegre, na etapa regional da Olimpíada, que a credenciou para a fase. “Só o fato de estar lá, de poder participar daquele momento, já valeu a pena todas as noites mal dormidas para preparar a crônica”, lembrou a estudante.

Em seu texto, a aluna praia-grandense fez uma crítica à sociedade que fecha os olhos para problemas do cotidiano.

Há dez anos na rede pública como professora de língua portuguesa Marta Karolina Rangel Kolonko também debutou na competição literária. De acordo com a docente, participar da etapa regional trouxe mais motivação para atuar dentro da sala de aula. “Muitas vezes, a gente prepara o estudante, mas o resultado quem vê é a sociedade a partir dos hábitos daquele cidadão formado. A Olimpíada trouxe pra mim esta resposta mais rápida, de que ela está aprendendo e crescendo”.

O que é? -A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro consiste em um concurso de produção de textos que acontece a cada dois anos. O público-alvo são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social conta com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em 2016, na 5ª edição, a competição literária trabalha com o tema “O Lugar Onde Vivo”. Com isso, a Olimpíada busca propiciar aos alunos estreitar os vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Deixe uma resposta