Preservação do planeta é tema de Feira Cultural

44430
Alunos apresentaram peças teatrais, jogral e diversas atividades interativas
11/11/2016 | Priscila Sellis , MTB: 31.003

“Nossa Casa, Nossa Responsabilidade” foi tema da Feira Cultural realizada nesta sexta-feira (11) pelos alunos da EM Antonio Peres. A Mostra foi o resultado de um trabalho realizado ao longo do ano pelos 1.700 alunos da unidade, em torno da conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e com o mundo em geral.

De acordo com a diretora escolar Ana Paula de Souza, além de discutir os cuidados que se deve ter com o planeta, o tema se estendeu às responsabilidades que as pessoas devem ter com sua casa, sua família, sua comunidade e seu corpo. Os assuntos debatidos ao longo do ano foram transmitidos ao público em forma de peças teatrais, jograis, painéis artísticos, atividades interativas e vídeos.

Alunos do 3º ano, por exemplo, apresentaram uma peça teatral que mostrou a degradação do planeta pelas mãos dos homens. Alunos do 8º e 9º anos fizeram uma apresentação mostrando como será o planeta daqui a alguns anos, totalmente destruído, se nada for feito agora para impedir a devastação. “Ao longo desse trabalho, nos conscientizamos de que temos de cuidar do planeta, que é nosso bem mais precioso, pois se a situação continuar assim, uma hora não terá mais jeito e tudo vai acabar. Temos que propagar esta mensagem”, afirmou a aluna Letícia Francione, de 13 anos, representando sua classe.

Outra turma de 9º ano fez uma performance representando os problemas do mundo em relação aos preconceitos, corrupção e falta de respeito ao próximo. “Nesse trabalho, quisemos destacar os problemas da sociedade para estimular a consciência em relação à capacidade que o jovem tem para mudar o mundo. Eles vivem um momento de escolhas e podem fazer a diferença no futuro”, afirmou a professora Elide Mourad.

Os cuidados com a saúde, através de uma alimentação saudável, foi o tema trabalhado pelo 1º ano, que realizou diversos jogos e dinâmicas sobre o assunto. “Aprendi que não podemos comer muito doce e chocolate e devemos dar preferência às frutas, que são mais saudáveis. Assim estamos cuidando do nosso corpo, que também é nossa casa”, disse a aluna Laíssa Santos da Fortuna, de 7 anos.

Regionalismo – A EM Domingos Soares também realizou Feira Cultural nesta sexta-feira. O tema trabalhado ao longo do ano pelos alunos da unidade foi o regionalismo brasileiro. “A Mostra abordou as curiosidades, a culinária, os pontos turísticos, a arte e o passado histórico das regiões brasileiras”, explicou o diretor Anderson Santiago. Os alunos apresentaram danças típicas de várias regiões, como Dança do Carimbó, de Parintins, Forró de Raiz, Samba de Gafieira, entre outras. A culinária também foi destaque com degustação de vários pratos regionais, como Baião de Dois, Sarapatel, Mocotó, Feijoada e Churrasco.

Deixe uma resposta