Cemas realiza cerca de 10 mil procedimentos por mês

Foto: AMAURI PINILHA
Foto: AMAURI PINILHA

Unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
8/11/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

O Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) de Praia Grande realiza cerca de 10 mil procedimentos por mês entre consultas, exames e pequenas cirurgias. A unidade de suporte especializado para tratamento de patologias está integrada à rede municipal de Saúde. O atendimento no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

No total, os serviços prestados na unidade contemplam 30 especialidades médicas. Entre eles, destaque para cardiologia, oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, nefrologia entre outras.

Para ser atendido por um especialista no Cemas, o paciente deve procurar a Usafa ou Multiclínica mais próxima de sua casa e passar pelo clínico geral. Este profissional será o responsável por avaliar a necessidade de uma consulta na unidade de referência.

Se for necessário, a própria Usafa ou Multiclínica se encarrega de agendar uma data para o atendimento junto ao Cemas. Depois, comunica ao paciente, que se dirige ao local com as informações do diagnóstico e exames preliminares, agilizando o serviço. O retorno e acompanhamento também são desenvolvidos nas unidades de saúde sediadas nos bairros.

A direção do Cemas destaca que no dia do atendimento, o paciente deve chegar à unidade cerca de quinze minutos antes do horário marcado. Não é necessário chegar antes. Material informativo sobre os horários de atendimento estão afixados em locais estratégicos no equipamento. “Para um maior conforto e melhor atendimento do munícipe, é importante observar o horário da consulta”, analisou a coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, Dorian Rojas.

Outra medida adotada que busca beneficiar os pacientes diz respeito à dispensação de alguns medicamentos que ocorria no Cemas. A partir deste mês de novembro, a Sesap descentralizou a distribuição de insulina e demais insumos para as Usafas e Multiclínicas. O procedimento foi adotado também com outros remédios.

Unidade de Dispensação de Medicamentos Excepcionais – O funcionamento do setor, conhecido pela população como Farmácia de Alto Custo, que fica localizado nas dependências do Cemas, tem sido fundamental para agilizar a dispensação de medicamentos de alto custo no Município. Um dos principais benefícios do desenvolvimento deste serviço na Cidade é que os munícipes praia-grandenses não precisam mais se deslocar até Santos, sede do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV), em busca dos remédios.

Válido destacar que a responsabilidade pela disponibilização desses medicamentos de alto custo é do Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande fica responsável apenas por ceder espaço para entrega dentro da Cidade.

Para ter direito aos medicamentos, é preciso que o paciente passe por consulta e tenha um encaminhamento com as prescrições médicas. Em seguida, o caso passa por análise do DRS-IV. Após autorização do órgão, basta se dirigir à Farmácia de Alto Custo. Para o cadastro, é necessário levar cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço) e deixar um telefone de contato.

Endereço – O Cemas fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, n° 1.491, Bairro Guilhermina.

Deixe uma resposta