Medo” é tema de evento na EM São Francisco

Foto: FELIPE FRANÇA
Foto: FELIPE FRANÇA

Semana Temática incluiu teatro, exposições e atividades interativas sobre medo
27/10/2016 | Priscila Sellis , MTB: 31.003

Medo da morte, da guerra, da violência, da crise econômica, de barata, de altura, de ficar sozinho, de envelhecer e muitos outros. Dezenas de “medos” e suas características foram exploradas pelos alunos da EM São Francisco de Assis e o resultado foi a Semana Temática Medo, que se iniciou na segunda-feira (24) e se encerra hoje (27).

O evento reuniu exposições interativas, apresentações teatrais, performances, maquetes, painéis artísticos, exposição fotográfica, entre outras atrações. Os trabalhos foram preparados pelos estudantes de todas as classes ao longo dos três últimos meses, sob orientação dos professores, de forma interdisciplinar. “Sentimos a necessidade de debater os sentidos, valores e símbolos por trás
dos medos, histórias e mitos, possibilitando um conhecimento mais completo da nossa sociedade, entendendo as características culturais dos diferentes povos e tempos, no que se refere a medo e desfazendo preconceitos”, detalhou o assistente técnico pedagógico da unidade, Paulo Duek.

Um dos destaques foi a Sala da Acluofobia (medo do escuro), onde os visitantes passavam por uma experiência interativa cheia de sustos num ambiente totalmente escuro. Outro ponto alto do evento foram as apresentações teatrais das tragédias de Shakespeare Macbeth e Hamlet, além da peça Auto da Barca do Inferno, todas representadas pelos estudantes. “A tragédia Macbeth, por exemplo, aborda o medo do que o ser humano pode fazer de mais cruel pra conseguir o que quer e a peça Hamlet aborda o medo da loucura. Foi interessante trabalhar essa temática sob várias perspectivas e levar os alunos a perceberem o quanto a superação dos medos é importante”, comentou a professora de Língua Portuguesa Taís Gasparetti Talhari.

Outro destaque foi a apresentação que abordou o medo da crise econômica, que incluiu palestras e intervenções teatrais sobre o tema. Para explicar o contexto econômico do País, os alunos explanaram sobre PIB, Bovespa, índices de desemprego e outros subtemas relacionados. “Foi uma forma de inserir o tema medo nas aulas de matemática, sem ficar apenas no ‘medo da matemática’”, brincou a professora da matéria, Cilene Breda Soares. “Eles tiveram que estudar tudo isso pra assimilar e transmitir ao público durante a apresentação”.

A aluna Gabriela Aparecida Andrade Santos, de 14 anos, disse que gostou muito de participar desse trabalho. “Foi muito legal aprender sobre esse tema. Agora estou por dentro de tudo sobre economia, então estou com mais medo porque sei o que pode acontecer”, disse, em tom de brincadeira. “Esse é nosso último ano aqui na escola e nós quisemos dar o nosso máximo para deixar uma boa impressão. Acho que conseguimos”.
A EM São Francisco de Assis atende 850 estudantes de 6º a 9º ano, além de 270 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O endereço da unidade é Rua Cornélio Procópio, nº 300, Boqueirão.

Deixe uma resposta