Recolha em Ecopontos de Praia Grande apresenta aumento

zzzzzzzzzz
Este ano, mais de 17 mil pessoas já utilizaram os serviços disponíveis nos locais
26/10/2016 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981

A utilização dos Ecopontos de Praia Grande por parte da população tem sido cada vez mais expressiva, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb). Somente de janeiro a setembro de 2016, segundo levantamento feito pelo setor, 17.689 pessoas utilizaram estes locais para descartar seus materiais recicláveis.

Com relação à quantidade de itens recolhidos, as unidades apresentaram aumento de 49,1% nos primeiros nove meses de 2016, em comparação ao mesmo período do ano anterior, número considerado pela Sesurb como extremamente positivo, ainda sendo levado em conta que até setembro de 2015 a cidade tinha somente seis unidades Ecoponto (atualmente Praia Grande conta com dez equipamentos como este).

De janeiro a setembro deste ano, os Ecopontos receberam 2.687.168 kg de entulho, sendo que no mesmo período em 2015 a quantidade destes materiais foi de 1.190.792 kg. Já de resíduos inservíveis, como madeiras e móveis velhos, este ano as unidades receberam 766.500 kg, contra 555.850 kg em 2015. E de materiais recicláveis foram recolhidos 206.250 kg nos primeiros nove meses de 2016 e 113.430 kg no ano anterior.
Na cidade, ações voltadas à sustentabilidade como esta fazem parte do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), dentro do eixo Cidade Vida.

Os Ecopontos contam com caçambas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte em cada unidade). Além disso, todas as unidades recebem também óleo vegetal, que é encaminhado a instituições especializadas neste tipo de reaproveitamento e os equipamentos dos Bairros Aviação e Caiçara também recebem pneus.

A secretária de Serviços Urbanos, Soraia Milan, explicou a importância destes equipamentos para o trabalho de reestruturação da coleta seletiva em Praia Grande. “A pessoa pode encaminhar seus materiais diretamente a estes locais, sem precisar esperar os caminhões da coleta seletiva. Isso contribui diretamente para a qualidade e eficiência do sistema de sustentabilidade realizado na Cidade”.

Endereços – Atualmente, a Cidade conta com unidades Ecopontos nos seguintes endereços: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria), Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura), Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro), Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu) e Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira).

Coleta Seletiva – Além dos Ecopontos, Praia Grande conta ainda com dois tipos de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. Na solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas.

Neste segundo modelo de coleta, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.

Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos Ecopontos da Cidade.

Outras informações sobre a coleta seletiva em Praia Grande podem ser obtidas junto à Coopervida, através do telefone 3591-1317.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atende o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Deixe uma resposta