Simpósio de Atenção Domiciliar da Baixada Santista será em PG

Foto: Jairo Marques
Foto: Jairo Marques

Primeira edição do evento ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Palácio das Artes (PDA)
25/10/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

Praia Grande sediará a primeira edição do Simpósio de Atenção Domiciliar da Baixada Santista. O evento ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Palácio das Artes (PDA). As inscrições para os profissionais da área da saúde interessados em participa podem ser feitas através simposioad.inscricao@gmail.com. As vagas são limitadas.

O tema central do encontro é ‘Feridas e seu tratamento’. O evento conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da atuação do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV). “Serão expostos trabalhos dos municípios. Desta forma, ocorrerá uma troca de informações importante para a sequência dos trabalhos desenvolvidos em cada cidade”, comentou a doutora e coordenadora do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Maíra Seidl.

A programação do Simpósio já está definida. Serão quatro palestras ao longo de todo o dia. Os temas são: ‘Conhecendo o Programa Melhor em casa’, ‘Higienização da lesão como procedimento primordial para a cicatrização’, Atualização em lesão por pressão: prevenção e tratamento’ e ‘Nutrição e cicatrização das feridas’. Ainda está prevista uma mesa redonda para discussão.

SAD – A equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de Praia Grande conta com 8 profissionais. Um coordenador médico, fisioterapeuta, enfermeiro, médico, técnico de enfermagem, 2 auxiliares de enfermagem e motorista. A Sesap já está planejando aprimorar os procedimentos, aumentar o número de equipes e criar um grupo de apoio com dentista, nutricionista e terapeuta ocupacional.

A atenção domiciliar é um elo entre os serviços prestados pelos setores de Atenção Básica e Urgência e Emergência. Através do SAD o paciente acaba recebendo um acompanhamento intenso, de acordo com a complexidade do caso, mas no conforto de seu domicílio ao lado de seus familiares. Outro benefício é a significativa redução do risco de contrair algum tipo de infecção hospitalar.

Cuidadores – Durante os procedimentos nas residências dos pacientes, os integrantes da equipe do SAD de Praia Grande procuram passar instruções aos cuidadores. Desta forma, este grupo está capacitado a oferecer cuidados de saúde apropriados. Esta figura é fundamental no processo de melhora dos atendidos, afinal são eles os companheiros diários dessas pessoas.

Deixe uma resposta