44302
Sema orienta sobre cuidado com árvores
Arborização urbana traz diversos benefícios para população, entre eles melhoria na qualidade do ar e redução da temperatura do ambiente
20/10/2016 | Paola Vieira, MTB: 43.705

Em um dia quente, a sombra de uma árvore é bem vinda para quem procura um descanso. Com o início do verão todos começam a valorizar ainda mais estes espaços, mas para desfrutá-lo é preciso cuidados constantes. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande orienta a população sobre o papel da arborização no meio urbano e dá dicas de cuidados.

A bióloga da Sema, Elaine dos Santos Rovati, destaca o papel fundamental das árvores, enfatizando que elas proporcionam melhoria da qualidade do ar, contribuem com a redução de temperatura do local, são barreiras físicas contra o ruído, reduzem a velocidade dos ventos, atraem principalmente aves, fazem sombra agradável, e contribuem para reduzir o estresse diário, além de embelezarem o local.

“Como todo ser vivo, elas também necessitam de atenção para crescer de forma saudável. As árvores só trazem benefícios para o ser humano, um exemplo é na temperatura do ambiente: estudos dizem que em vias bastante arborizadas podem ocorrer a redução de até 3 graus, explicou a bióloga.

Confira as dicas de como cuidar das árvores:

1. CUIDADOS COM PODAS – há diversos tipos de poda, porém todos devem ser realizados por profissional técnico habilitado, pois um corte errado pode comprometer até mesmo uma planta saudável, envergando os galhos, abrindo portas para cupins e facilitando sua queda em uma tempestade. Por isso solicite sua poda ao Município através da Ouvidoria pelos telefones 162 ou 3495-1527, por meio do site www.praiagrande.sp.gov.br/ouvidoria ou aplicativo Ouvidoria Praia Grande para smartphone ou tablet.
2. FISCALIZE O VANDALISMO – ações humanas que comprometam o tronco podem afetar as funções vitais e matar as árvores aos poucos. Fique de olho para evitar o comprometimento da estrutura do caule.
3. NÃO CIMENTE A BASE – não faça uma base de cimento onde está a raiz, o ideal é ter terra em volta do tronco. Esse solo exposto ajudará a planta a absorver água e nutrientes essenciais para seu crescimento.
4. LESÕES NAS ÁRVORES – não é raro encontrar árvores que servem de lixeiras ou de apoio para outros utensílios como placas de propaganda. Entretanto, o ato de pregar ou, pior, usar uma furadeira, compromete a circulação de nutrientes no tronco além de poder penetrar doenças e causar problemas à planta. Lembre-se, árvore não é poste!
5. REGUE SUA ÁRVORE – mesmo as espécies mais tolerantes à seca precisam ser regadas com frequência principalmente nos primeiros anos após o seu plantio. Isso é fundamental para que as raízes das árvores se desenvolvam e o seu sistema radicular seja estabelecido. Após isso, a maioria das árvores necessita apenas de uma irrigação frequente.
6. ALIMENTE A ÁRVORE – adubos fortalecem as plantas e podem ser adquiridos em qualquer loja de produtos agrícolas. A reposição da fertilidade deve ser periódica para um melhor desenvolvimento do exemplar. Dê preferência para os adubos orgânicos, pois como precisam de mais tempo para se degradar, são absorvidos pelas plantas mais lentamente.
Orientação sobre poda – A poda simples de árvore pode ser solicitada por meio da Ouvidoria Municipal. Já para remoção de árvores os pedidos devem ser realizados na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva , 794, 6º andar, bairro Boqueirão, telefone 3496-5733. Será aberto processo para avaliar a necessidade de remoção, que geralmente se dá em casos de interferência na rede elétrica, estado de saúde da árvore comprometida ou obstrução de passagem de pedestre na calçada. Para cada árvore removida é necessário que ocorra replantio no mesmo local ou proximidade, visando não impactar na arborização urbana.

Deixe uma resposta