EcoArte Itinerante promove conscientização ambiental na Semana das Crianças

Foto: Richard Aldrin
Foto: Richard Aldrin

Projeto da multinacional Cargill inclui oficinas de reciclagem e apresentações artísticas
10/10/2016 | Priscila Sellis , MTB: 31.003

O projeto Ecoarte Itinerante, desenvolvido pela multinacional Cargill, já está em Praia Grande. Ao longo de toda semana, a iniciativa promove atividades de conscientização ambiental na Cidade, por meio de oficinas de reciclagem, apresentações de teatro, música e outras ações. O município praia-grandense abre a sequência de visitas do projeto EcoArte Itinerante a dez cidades do Estado de São Paulo.

A multinacional escolheu Praia Grande para receber o projeto pelas políticas públicas adotadas em prol da conservação do meio ambiente. De acordo com a coordenadoria de sustentabilidade da Cargill, a infraestrutura oferecida pelo Município no que diz respeito à adoção de políticas públicas e a criação de espaços adequados para descarte de materiais inservíveis foram os dois pontos que levaram à escolha por Praia Grande.

Professores – Nesta segunda-feira, o EcoArte promove um workshop voltado para os professores, abordando a consciência sobre Política Ambiental e Resíduos Sólidos. A primeira sessão do workshop ocorreu pela manhã, na EM Roberto Shoji. A segunda sessão ocorre no período da tarde, na EM Sebastião Tavares, e a terceira ocorre às 18 horas, novamente na EM Roberto Shoji. No workshop, os especialistas mostram exemplos de processos de reutilização de materiais, realizados de forma simples e dinâmica.

Alunos – Nos dias 11, 13 e 14, o EcoArte promove oficinas de reciclagem e ações de conscientização com os estudantes de 6 a 16 anos, das escolas Roberto Shoji e Sebastião Tavares. As atividades atenderão cerca de 400 alunos por dia, divididos em 4 turmas de 100 estudantes.

Comunidade – No sábado e domingo, estacionará na Cidade um caminhão que contará com palco para apresentações musicais e teatrais e espaço para oficinas voltadas não apenas para crianças, mas para toda a comunidade. O caminhão ficará no Espaço Alvorada, Bairro Quietude (em caso de chuva, as atividades ocorrerão no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues).

O evento também contará com atividades dos colaboradores Biopesca, Ecophalt, Guarda Civil Ambiental, Navega SP, Secretaria de Meio Ambiente, Exército Brasileiro e Mantas do Brasil.
Todos os momentos contam com o apoio e a participação do Departamento de Educação Ambiental e Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação (Seduc), com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e com a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida).

Projeto – O objetivo do projeto é melhorar os indicadores de reciclagem. Segundo a multinacional, as escolas foram escolhidas como polos porque a finalidade é conscientizar as crianças por serem as gerações futuras, para que levem as ideias adiante e transmitam aos seus pais e responsáveis, levando-os principalmente a darem uma destinação adequada ao lixo. Além de Praia Grande, o EcoArte passará pelas cidades de Campinas, Guarujá, Guarulhos, Itapira, Mairinque, Porto Ferreira, São Paulo, São Roque e São José dos Campos.

Deixe uma resposta