Jovens dispensados do Serviço Militar fazem Juramento à Bandeira

Foto: Richard Aldrin
Foto: Richard Aldrin

Solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (7)
7/10/2016 | Ludmila Pilipavicius , MTB: 29.204

Cerca de 800 jovens participaram na manhã desta sexta-feira (07) da solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de certificados de dispensa de incorporação, realizada no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude. A cerimônia contou com a presença do prefeito Alberto Mourão, que também é o presidente da Junta Militar do Município e de outras autoridades militares e civis.

No juramento, os jovens se comprometeram a defender a Nação Brasileira em qualquer eventualidade que possam vir a ser convocados e o comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) – Fortaleza Itaipu, tenente coronel Alexsandro Henrique Silva, explicou a importância do procedimento, embora estejam sendo dispensados de prestar o Serviço Militar. “Esse é um momento importante, pois vocês se comprometem, caso haja a necessidade, a servir à pátria mesmo sem ter prestado o serviço militar. Mas isso não é demérito, pois cada um de vocês sabe desse compromisso e dos valores relacionados a ele e certamente os levará para a vida”.

No mesmo sentido foi o discurso do prefeito, que lembrou que futuramente, cada um dos jovens, na sua profissão, estará a serviço do País, lutando pela evolução e felicidade coletivas. “Precisamos lembrar que geralmente os conflitos, as grandes batalhas, nascem de quem não está fardado. Por isso, desejo que sigam suas vidas com responsabilidade e compromisso”.

Pedro Henrique de Souza está prestes a completar 18 anos e até gostaria de servir às Forças Armadas, mas é deficiente auditivo. A mãe dele, Kelly Cristina de Aguiar Silva, o acompanhou na solenidade, fazendo a interpretação em Libras. “As condições dos deficientes estão melhorando aos poucos, mas esperamos ainda mais. Ter participado dessa solenidade foi uma forma de o Pedro chamar a atenção para esta questão também. Mas ele faz sua parte pelo País estudando e trabalhando”.

Para Mateus Vidal Marinho, que também foi dispensado, o mais importante é ter em mente valores como cidadania e patriotismo. “Acho um momento importante na vida do jovem. O lado bom de ser dispensado é poder continuar pensando na faculdade. Se tivesse que servir, provavelmente, tentaria seguir carreira, conciliando a área que pretendo atuar, que é a Informática”.

Ainda participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho; o vereador Katsu Yonamine; o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente coronel Maurício Vieira Izumi; o sub-oficial da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, Jailton Camelo Borba; o delegado da 5ª Delegacia de Serviço Militar, 1º tenente Fauzer dos Santos; o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto; e o secretário da Junta de Serviço Militar da Cidade, André Luiz Ferreira da Silva.

A Junta de Serviço Militar de Praia Grande funciona no mesmo prédio do Poupatempo de Praia Grande, no Litoral Plaza Shopping. O telefone é 3496-5400.

Deixe uma resposta